Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/432
Título: O corpo do adolescente nos registros do real, do simbólico e do imaginário
Autor(es): Vieira, Marcus Kleredis Monteiro
Cabral, Debora Macedo
Palavras-chave: Adolescente
Corpo
Psicanálise
Data do documento: 22-Jun-2020
Citação: CABRAL, Débora Macedo. O corpo do adolescente nos registros do real, do simbólico e do imaginário. 2020. 47f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho dedicou-se ao estudo do corpo do adolescente nos registros do real, do simbólico e do imaginário. A escassez de teorização psicanalítica sistemática sobre a adolescência e a percepção, durante o percurso teórico, de que o corpo tem um papel central durante a puberdade, assim como acontece com o bebê, foi o ponto motivador deste trabalho. Foi realizada uma revisão de literatura que abordou as conceituações sobre adolescência na psicologia desenvolvimentista clássica e na psicanálise, as teorias freudianas da formação do eu e o ensino de Lacan. Para realizar um recorte teórico necessário a efetivação deste trabalho, foi utilizado o fenômeno da automutilação e a tatuagem. As discussões sobre a experiência do adolescente com seu corpo tiveram como suporte teórico os três registros da realidade humana propostos por Lacan. Enfatizou-se a falência do eu imaginário e a invasão do real nas lesões auto infligidas, bom como a elaboração de marcas narcísicas endereçadas ao grande Outro por meio das tatuagens. Este trabalho não pretendeu esgotar a questão da experiência do corpo do adolescente, mas abrir veredas para novas pesquisas sobre o tema.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/432
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA MACEDO CABRAL TCC.pdf476,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.