Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2213
Título: Percepção da imagem corporal e comportamento de risco para transtornos alimentares em adolescentes: uma revisão integrativa.
Autor(es): Souza, Daniela vieira de.
Montenegro, Bianca Gomes.
Palavras-chave: Imagem corporal
Transtornos alimentares.
Adolescentes
Mídia Social
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: MONTENEGRO, Bianca Gomes. Percepção da imagem corporal e comportamento de risco para transtornos alimentares em adolescentes: uma revisão integrativa. 2021. 26f. Artigo. ( Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Unifametro – Fortaleza, 2021.
Resumo: A adolescência é caracterizada por diversas transformações biológicas, emocionais e sociais pois é nesta fase que as características se manifestam de forma intensa, além de ser uma fase de grande vulnerabilidade na construção de uma imagem corporal. Esta último, se caracteriza por ser a forma como o indivíduo se vê, associada a sentimentos e pensamentos sobre como se sente em relação à percepção de seu corpo, e quando está insatisfeito, pode desenvolver comportamentos alimentares inadequados como induzir vômitos, restrição alimentar, a fim de alcançar o corpo idealizado. Adicionalmente, a busca incessante por se adequar aos padrões de beleza atinge diversos gêneros e transforma seus comportamentos. Esses comportamentos contribuem para o surgimento dos Transtornos Alimentares (TAs), entre os mais conhecidos estão: Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. Suas causas estão ligadas a fatores biológicos, socioculturais, psicológicos e também familiares. Diante da importância da temática, foi realizada uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de avaliar o perfil de percepção da imagem corporal, assim como analisar a prevalência de comportamentos de risco para transtornos alimentares em adolescentes. Os critérios de inclusão foram: estudos em periódicos nacionais, em português, publicados nos últimos oito anos, que apresentassem considerações sobre a percepção da imagem corporal em adolescentes e o risco de desenvolver transtornos alimentares. Foram utilizadas as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Electronic Journals in Psychology (PePSIC), utilizando os seguintes descritores encontrados no DeCS: “mídias sociais”, ‘adolescentes”, “imagem corporal”, “bulimia nervosa, “anorexia nervosa”, “transtorno da compulsão alimentar”, “transtornos da alimentação”.Foram selecionados 9 artigos para compor a análise final que respondesse a questão norteadora: o que levava os adolescentes a insatisfação corporal e o risco de desenvolvimento de transtornos alimentares. A maioria dos artigos são estudos tranversais, com utilização de questionários, escalas e aferição de peso e altura, apenas um artigo é um estudo qualitativo, sendo feito a base de entrevista. A média de sujeitos de pesquisa foi de 13 a 16.608 adolescentes, na maioria dos artigos os jovens estavam eutroficos so que mesmo assim continuavam insatisfeitos com sua imagem corporal e ocorrendo o risco de desenvolverem transtornos alimentares, as meninas muitas vezes desejavam uma silhueta menor e os meninos gostariam de ganhar massa. Esta pesquisa é importante para alertar as pessoas a terem um olhar mais atento sobre o comportamento dos adolescentes em relação à sua imagem corporal, visto que muitos dos jovens estavam insatisfeitos devido as influências de familiares, amigos e da mídia, podendo leva-los, portanto, ao desenvolvimento de transtornos alimentares.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2213
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BIANCA GOMES MONTENEGRO_TCC.pdf300,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.