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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2147
Título: | Análise da relação entre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares e a presença de faixa exclusiva de transporte público |
Autor(es): | Ribeiro, Jefferson Pereira Brito, Jairo Ivo Castro |
Palavras-chave: | Emissões veiculares PEMS Faixas exclusivas de ônibus Meio urbano |
Data do documento: | 15-Jun-2022 |
Citação: | BRITO, Jairo Ivo Castro. Análise da relação entre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares e a presença de faixa exclusiva de transporte público. 2022. 38f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho é verificar se existe influência de faixas exclusivas para transporte público nas emissões de (Dióxido de Carbono) CO2 e (Óxidos de Nitrogênio) NOx de um veículo leve. A atividade dos transportes, representada pelo tráfego veicular, é um dos maiores responsáveis pela degradação da qualidade do ar. Acredita-se que as emissões de poluentes veiculares sofrem influência das interações ocorridas no meio urbano, bem como pela implantação de alternativas para o sistema de transportes, portanto intervenções no sistema de transportes deveriam ser estudadas de forma a, também, considerar o caráter ambiental no seu escopo. Para isso, propõem-se com este estudo a realização de coletas com equipamentos onboard do tipo PEMS. Tais coletas foram realizadas em pares de vias, com e sem a presença de faixa exclusiva de ônibus; com similaridades quanto à classificação funcional, ao número de linhas de ônibus, ao número de faixas trafegáveis, ao padrão de uso do solo e à distância trafegável contínua. Foram identificados nos resultados que as emissões na via com faixa exclusiva e sem faixa exclusiva de ônibus se mostraram consideravelmente diferentes, sendo de até 6% para CO2 e 20% para NOx, mesmo que não tenha se observado grande diferença nas velocidades das duas vias. Tal fato pode ser explicado pelas interações que ocorrem entre os veículos de transporte e os veículos leves, não a ponto de afetar a velocidade, mas sim afetando a qualidade do ar das vias estudadas. |
URI: | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2147 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil Centro - Artigos |
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