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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jefferson Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Jairo Ivo Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T22:08:05Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T22:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-15 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Jairo Ivo Castro. Análise da relação entre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares e a presença de faixa exclusiva de transporte público. 2022. 38f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2147 | - |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho é verificar se existe influência de faixas exclusivas para transporte público nas emissões de (Dióxido de Carbono) CO2 e (Óxidos de Nitrogênio) NOx de um veículo leve. A atividade dos transportes, representada pelo tráfego veicular, é um dos maiores responsáveis pela degradação da qualidade do ar. Acredita-se que as emissões de poluentes veiculares sofrem influência das interações ocorridas no meio urbano, bem como pela implantação de alternativas para o sistema de transportes, portanto intervenções no sistema de transportes deveriam ser estudadas de forma a, também, considerar o caráter ambiental no seu escopo. Para isso, propõem-se com este estudo a realização de coletas com equipamentos onboard do tipo PEMS. Tais coletas foram realizadas em pares de vias, com e sem a presença de faixa exclusiva de ônibus; com similaridades quanto à classificação funcional, ao número de linhas de ônibus, ao número de faixas trafegáveis, ao padrão de uso do solo e à distância trafegável contínua. Foram identificados nos resultados que as emissões na via com faixa exclusiva e sem faixa exclusiva de ônibus se mostraram consideravelmente diferentes, sendo de até 6% para CO2 e 20% para NOx, mesmo que não tenha se observado grande diferença nas velocidades das duas vias. Tal fato pode ser explicado pelas interações que ocorrem entre os veículos de transporte e os veículos leves, não a ponto de afetar a velocidade, mas sim afetando a qualidade do ar das vias estudadas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Emissões veiculares | pt_BR |
dc.subject | PEMS | pt_BR |
dc.subject | Faixas exclusivas de ônibus | pt_BR |
dc.subject | Meio urbano | pt_BR |
dc.title | Análise da relação entre as emissões de poluentes atmosféricos veiculares e a presença de faixa exclusiva de transporte público | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil Centro - Artigos |
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