Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2126
Título: Estudo de caso sobre vícios construtivos encontrados em estruturas do tipo parede de concreto moldada in loco
Autor(es): Barroso, Felipe Oscar Pinto
Arruda, Yago Carneiro
Palavras-chave: Paredes de concreto
Vícios construtivos
Desalinhamento de paredes
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: ARRUDA, Yago Carneiro. Estudo de caso sobre vícios construtivos encontrados em estruturas do tipo parede de concreto moldada in loco. 2022. 24f. Artigo (Graduação em Engenharia Civil). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022.
Resumo: O papel da Engenharia civil visa, como premissa básica, executar atividades ligadas ao ramo da construção de maneira segura e econômica. Quando o pensamento está voltado para construções residenciais em larga escala, o método mais indicado atualmente é parede de concreto moldado in loco, onde é possível industrializar o processo construtivo. Visto que é necessário mão de obra treinada para a execução, a ciclicidade dos processos aumenta consideravelmente a produtividade, diminuindo os prazos, pois conta com um modelo construtivo baseado na repetitividade e, para tal, usufrui da reutilização de formas. O método de parede de concreto moldado no local é caracterizado quando todas as paredes de cada ciclo construtivo de uma edificação são moldadas em uma única etapa de concretagem. Isso possibilita que, após a desforma, os vãos de portas e janelas bem como tubulação e ou eletroduto de pequeno porte já estejam instalados na edificação. O método é vantajoso devido à alta taxa de repetitividade dos processos estruturais. A parede de concreto moldado in loco possui suas peculiaridades, mas quando o assunto é vícios construtivos, por falha de projeto e de execução, tendem a ter consequências bem mais severas devidos a alta complexidade da parede. É necessário que se observe esses vícios na fase de execução, pois é alto o valor agregado quando se trata de retrabalho, é muito mais vantajoso treinar e capacitar a equipe para que se evite essas não conformidades do que as corrigir na fase de acabamento. Para avaliar os vícios construtivos em uma obra de paredes de concreto, a pesquisa foi realizada em um condomínio residencial, onde analises foram feitas através do comparativo entre o checklist da obra e o que está descrito na NBR 16055. Foram analisadas as paredes de 160 apartamentos, divididos em 2 blocos, e foi constatado que aproximadamente 10% das paredes possuíam não conformidades, porém, apenas 3,62% do total precisam de intervenções para se adequar às exigências da NBR 16055.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/2126
Aparece nas coleções:Engenharia Civil Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YAGO CARNEIRO ARRUDA_TCC.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.