Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1829
Título: Descarte de medicamentos: informação e acessibilidade aos postos de coleta
Autor(es): Silva, Aline Holanda
Saraiva, Francisca Daniele Costa
Palavras-chave: Descarte adequado
Profissionais de saúde
Meio ambiente
Data do documento: 17-Jun-2021
Citação: SARAIVA, Francisca Daniele Costa. Descarte de medicamentos: informação e acessibilidade aos postos de coleta. 2021. 17f. Artigo (Graduação em Farmácia). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Introdução: Os medicamentos são produtos bem elaborados e com critérios rigorosos de fabricação, são utilizados na prevenção e no tratamento de doenças, contudo a aquisição e o acúmulo dos medicamentos não utilizados /inservíveis nas residências provocam riscos à saúde, e a decorrência do descarte incorreto causando problemas ambientais e ao ser humano. Objetivo: Analisar o conhecimento da população e dos profissionais de saúde sobre o acesso aos postos de coleta. Método: Foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa. As pesquisas ocorreram em plataforma de bases de dados Pubmed, LILACS, Scielo, no período de abril e maio de 2021, utilizando os descritores “descarte de medicamentos”, “armazenamento de medicamentos” e “resíduos de medicamentos”, transitando essas palavras durante a pesquisa por meio do operador booleano “and”. Foram incluídos artigos publicados no decorrer dos anos de 2016 a 2021 em língua portuguesa, acessíveis em textos completos e em forma de artigo original ou de revisão. Foram excluídos estudos e pesquisas de materiais de anais de congressos, monografias, dissertações, teses, boletins informativos e artigos duplicados. Concretizou-se na seleção de 21 artigos e 09 artigos excluídos, finalizando uma amostra de 12 artigos. Resultados: Os artigos mostraram a insuficiência de esclarecimento quanto a informação para o descarte adequado e que os usuários que descartam corretamente estavam relacionados com os usuários que receberam orientações. Conclusão: Percebe-se que os usuários que descartam incorretamente essas substâncias precisam de orientações. Neste caso ver-se a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde e a produção de atividades educativas e integrativas para a população frente a participação farmacêutica que é pouco citada, juntamente com as exposições de locais adequados indispensáveis para um descarte seguro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1829
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA DANIELE COSTA SARAIVA_TCC.pdf266,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.