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http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Nogueira, Maria Neurilane Viana | pt_BR |
dc.contributor.author | Barroso, Joyce Laís de Freitas Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-13T17:44:27Z | - |
dc.date.available | 2024-05-13T17:44:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-28 | - |
dc.identifier.citation | BARROSO, Joyce Laís de Freitas Sousa. O direito à educação das crianças brasileiras e as políticas públicas de inclusão social. 2022. 22f. Artigo (Graduação em Direito). - Centro Universitário Unifametro, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1766 | - |
dc.description.abstract | O propósito desse trabalho é apresentar as leis, as políticas públicas de inclusão que foram desenvolvidas nos últimos anos, abrindo espaço para reflexão sobre a inserção da pessoa com deficiência nas redes de ensino e posteriormente no mercado de trabalho. Inicialmente demonstrar o amparo legal na Constituição, na Lei de diretrizes básicas de educação, em seguida nas legislações específicas tais como o Estatuto da pessoa com Deficiência e Lei Romeo Mion. Esse projeto de pesquisa buscou realizar uma análise acerca do direito à educação básica no Brasil, abordando, em específico, a promoção de políticas públicas inclusivas, as consequências estatais e sociais ocasionadas pela ausência de um ensino qualitativo para as crianças, sobretudo para as que são portadoras de necessidades especiais. Ao analisar o direito à educação inclusiva do Brasil, apontando os apontar os prejuízos sociais e estatais provocados por sua inefetividade, bem como, abordar o conceito de direito à educação e como essa prerrogativa é amparada pelo ordenamento jurídico; conceituar o termo “inclusão social” e demonstrar a sua incidência na educação do País; analisar decisões jurisprudenciais acerca do direito à educação inclusiva. Além de discutir a sobre a importância da educação inclusiva, os benefícios em longo prazo de práticas de integração no ambiente escolar, da importância de práticas de inclusão e técnicas de ensino, como também da capacitação para o mercado de trabalho. Quanto à metodologia tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na qual, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, na intencionalidade de problematizar o a educação o acesso à educação inclusiva e a efetividade das políticas públicas. Como resultado, conclui-se que, apesar das inúmeras legislações e políticas públicas no sentido de promover a inclusão escolar, ainda estamos longe da verdadeira efetivação do direito à educação para todos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lei | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O direito à educação das crianças brasileiras e as políticas públicas de inclusão social | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito Centro - Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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