Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1174
Título: Teoria dos custos de transação: estudo de caso em franchising e em franquias na área de Fast-Food sanduiche
Autor(es): Oliveira, Talyta Eduardo
Rodrigues, Matheus Sena
Palavras-chave: Teoria dos custos de transação
Franchising
Pressupostos comportamentais
Data do documento: 16-Jun-2021
Citação: RODRIGUES, Matheus Sena. Teoria dos custos de transação: estudo de caso em franchising e em franquias na área de Fast-Food sanduiche. 2021. 24f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral verificar de acordo com os achados na literatura, sobre o tema características comportamentais oriundas da Teoria de Custos de Transação em contratos de franquia de Fast-Food, em Fortaleza, na perspectiva do franqueado. Para isso, buscou-se identificar as principais cláusulas contratuais que caracterizam o relacionamento entre franchising e franqueados, a fim de analisá-las sob a ótica dos pressupostos comportamentais dessa teoria. Assim, a pesquisa tem como abordagem metodológica a qualitativa, por razão do estudo buscar respostas particulares, a fim de entender o contexto geral do relacionamento entre Franchising e franqueados. O estudo caracteriza-se como exploratório, uma vez que observou a necessidade de ampliação da compreensão do fenômeno, para identificar a existência de condições, para explicação da teoria dos custos de transação. A estratégia metodológica adotada para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Para levantamento de dados primários, foi realizada análise documental em contratos de franquia entre uma franchising e as franquias da área de FastFood de sanduiches de Fortaleza. Conclui-se que de acordo com a análise do contrato na visão do franqueado, observa-se características da teoria do custo de transação com seus pressupostos comportamentais nas cláusulas do contrato, com a maior predominância da racionalidade limita e do oportunismo, com pouca incidência nas principais cláusulas da confiança institucional. Na análise dos contratos, também foi possível identificar na visão do franqueado as vantagens e desvantagens no sistema de franquia, com maior predominância da desvantagem na visão do franqueado.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1174
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS SENA RODRIGUES_TCC.pdf523,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.