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dc.contributor.advisorOliveira, Talyta Eduardopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Matheus Sena-
dc.date.accessioned2023-11-13T17:40:06Z-
dc.date.available2023-11-13T17:40:06Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Matheus Sena. Teoria dos custos de transação: estudo de caso em franchising e em franquias na área de Fast-Food sanduiche. 2021. 24f. Artigo (Graduação em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1174-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral verificar de acordo com os achados na literatura, sobre o tema características comportamentais oriundas da Teoria de Custos de Transação em contratos de franquia de Fast-Food, em Fortaleza, na perspectiva do franqueado. Para isso, buscou-se identificar as principais cláusulas contratuais que caracterizam o relacionamento entre franchising e franqueados, a fim de analisá-las sob a ótica dos pressupostos comportamentais dessa teoria. Assim, a pesquisa tem como abordagem metodológica a qualitativa, por razão do estudo buscar respostas particulares, a fim de entender o contexto geral do relacionamento entre Franchising e franqueados. O estudo caracteriza-se como exploratório, uma vez que observou a necessidade de ampliação da compreensão do fenômeno, para identificar a existência de condições, para explicação da teoria dos custos de transação. A estratégia metodológica adotada para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Para levantamento de dados primários, foi realizada análise documental em contratos de franquia entre uma franchising e as franquias da área de FastFood de sanduiches de Fortaleza. Conclui-se que de acordo com a análise do contrato na visão do franqueado, observa-se características da teoria do custo de transação com seus pressupostos comportamentais nas cláusulas do contrato, com a maior predominância da racionalidade limita e do oportunismo, com pouca incidência nas principais cláusulas da confiança institucional. Na análise dos contratos, também foi possível identificar na visão do franqueado as vantagens e desvantagens no sistema de franquia, com maior predominância da desvantagem na visão do franqueado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria dos custos de transaçãopt_BR
dc.subjectFranchisingpt_BR
dc.subjectPressupostos comportamentaispt_BR
dc.titleTeoria dos custos de transação: estudo de caso em franchising e em franquias na área de Fast-Food sanduichept_BR
dc.typeThesispt_BR
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