Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1010
Título: A valorização da cultura nordestina: Resort Safira
Autor(es): Andrade, Davi Ramalho Rodrigues de
Freitas, Andressa Carvalho de
Palavras-chave: Turismo
Cultura
Nordeste brasileiro
Resort
Conforto
Sustentabilidade
Data do documento: 8-Dez-2021
Citação: FREITAS, Andressa Carvalho de. A valorização da cultura nordestina: Resort Safira. 2021. 54f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito a elaboração de um projeto para um resort, localizado na Praia do Cumbuco, em Caucaia, que utiliza, além de materiais nordestinos, algumas características de sua cultura através de elementos construtivos e soluções arquitetônicas. A fim de propor uma nova ideia de hospedagem com a valorização da cultura nordestina, a metodologia utilizada foi baseada na pesquisa em livros e artigos científicos, como os dos autores Andrade, Brito e Jorge (2000), e Candiotto (2009), e em páginas eletrônicas, visando obter os dados das legislações vigentes da região metropolitana de Fortaleza. Sobre o equipamento em estudo, a atividade é descrita pelo Ministério do Estado do Turismo, como “hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento”. O Nordeste, segundo os dados expostos pelos autores Grampa, Nascimento e Wada (2012), concentra cerca de 51% dos resorts, comparado as demais regiões do Brasil. Como o tema abordado está diretamente interligado ao turismo, uma das principais atratividades que reúne visitantes de todo o mundo é o esporte aquático kitesurf. Segundo o site da prefeitura de Caucaia, a Praia do Cumbuco é considerada uma das melhores para esse tipo de esporte e recebe diversos atletas para competições locais. Entretanto, esse fluxo turístico precisa ser administrado com cautela, pois pode ocasionar um turismo predatório. Esse termo é utilizado quando as cidades que vivem do consumo desses visitantes acabam perdendo parte da fauna e da flora, por conta da constante poluição e degradação do meio ambiente, seja causada por lixo descartado em locais inapropriados ou pelo excesso de visitantes no local. Assim sendo, os governantes desses locais precisam traçar estratégias para que as paisagens naturais continuem preservadas, tornando dessa forma o turismo sustentável. Por fim, para atingir o objetivo geral deste trabalho, houve a necessidade de alguns estudos relacionados aos tópicos apresentados no sumário, sendo relevante a utilização de Placas Solares e Horta como elementos físicos voltados a sustentabilidade, pois o equipamento tem grande impacto social, tanto por seu tamanho quanto pelo local ao qual está inserido. Como dito anteriormente, faz-se necessário cuidar do seu entorno.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/1010
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA CARVALHO DE FREITAS_TCC.pdf22,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.