Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/979
Título: A importância do cuidado de enfermagem ao paciente com tuberculose na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa
Autor(es): Frota, Francisco Ismael da Silva
Silva, Raimunda Nogueira da
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Enfermagem
Tuberculose
Data do documento: 4-Mar-2022
Citação: SILVA, Raimunda Nogueira da. A importância do cuidado de enfermagem ao paciente com tuberculose na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. 2022. 26f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2022.
Resumo: Introdução: O presente trabalho aborda o cuidado do enfermeiro aos pacientes com tuberculose na perspectiva da atenção primária em saúde. Esta patologia é de fácil disseminação por ser severamente contagiosa e multirresistente aos fármacos, tendo em vista que os indivíduos não aderem ao tratamento adequado ou abandonam a terapia Objetivo: Identificar a importância da Enfermagem no tratamento e cuidado a pessoas com tuberculose na atenção primária de saúde. Metodologia: A pesquisa é uma revisão integrativa sendo elaborada, por meio de publicações em periódicos e revistas eletrônicas disponíveis nas bases de dados em enfermagem (BDENF) biblioteca virtual (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com um período cronológico entre os anos de 2015 a 2020. Resultados e discussões: De acordo com os estudos selecionados nas bases de dados identifica-se que o combate à TB deve ser contínuo, sendo essencial a abordagem do enfermeiro ao Tratamento Diretamente Observado. Conclusão: A assistência da enfermagem é imprescindível ao paciente em tratamento de Tuberculose tendo em vista a capacitação desse profissional na evolução satisfatória do estado clínico desse paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/979
Aparece nas coleções:Enfermagem Maracanaú - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAIMUNDA NOGUEIRA DA SILVA_TCC.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.