Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/975
Título: Avanços e desafios da enfermagem no abandono ao tratamento da tuberculose
Autor(es): Frota, Francisco Ismael da Silva
Silva, Francisco Aurigledson Ferreira da
Silva, Daniele de Almeida
Palavras-chave: Abandono
Enfermagem
Tratamento
Tuberculose
Data do documento: 6-Dez-2021
Citação: SILVA, Francisco Aurigledson Ferreira da; SILVA, Daniele de Almeida. Avanços e desafios da enfermagem no abandono ao tratamento da tuberculose. 2021. 22f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2021.
Resumo: Introdução: A pesquisa tem a temática relacionada aos avanços e desafios da prática de enfermagem no intuito de diminuir o abandono ao tratamento contra a TB, sendo este profissional fundamental na perpetuação dessa terapia. A TB é uma patologia infecto contagiosa que é considerada uma das doenças mais letais no mundo ocasionando um entrave na saúde pública brasileira. A promoção na adesão ao tratamento da TB é um desafio para combater e conseguir índices relevantes de cura. No entanto se faz necessário a continuidade do tratamento, ao qual tem-se como protagonista, nesse eixo central de controle dessa patologia a participação do enfermeiro, seguir corretamente a terapia farmacológica, atendimento com qualidade na saúde pública, bem como uma equipe constituída de multiprofissionais habilitados. Objetivo: analisar as publicações sobre os fatores que contribuem para o abandono do tratamento da TB, bem como os cuidados de enfermagem. Metodologia: foi embasado em uma revisão bibliográfica integrativa. Resultados: Evidencia-se nesse estudo aspectos relevantes da adesão ao tratamento pela pessoa acometida por TB, pois o abandono causa a recidiva havendo o risco a multirresistência aos fármacos, ocasionando o prolongamento do estado infeccioso. Conclusão: TB, mesmo com o avanço das políticas públicas, assim como medicamentos mais eficazes, ainda é de difícil controle, tornando-a um agravo na saúde pública brasileira.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/975
Aparece nas coleções:Enfermagem Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO AURIGLEDSON FERREIRA DA SILVA e DANIELE DE ALMEIDA SILVA_TCC.pdf480,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.