Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/916
Título: Assistência de enfermagem nos serviços de urgência e emergência
Autor(es): Teles, Naracelia Sousa Barbosa
Sousa, Maria Jose Lourenço de
Palavras-chave: Assistência de enfermagem
Urgência e Emergência
Data do documento: 29-Jun-2020
Citação: SOUSA, Maria José Lourenço de. Assistência de enfermagem nos serviços de urgência e emergência. 2020. 27f. Artigo (Especialização em Urgência e Emergência) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Em todos esses espaços de atenção às urgências é exigido alto grau de competência profissional pela complexidade de intervenções que demandam e pelos riscos envolvidos nas múltiplas condições dos pacientes admitidos. O trabalho é, portanto, dinâmico, onde os profissionais, sobretudo os enfermeiros, exercem papel fundamental e desempenham suas atribuições com liderança, procurando obter a sincronia do trabalho em equipe para minimizar erros e gerar os melhores resultados para o paciente. O objetivo deste estudo foi investigar na literatura as principais ações que profissionais de enfermagem desenvolvem nos serviços de urgência e emergência. Trata-se de um estudo bibliográfico do tipo Revisão Integrativa ocorrido nos meses de setembro e outubro de 2019. A busca dos estudos ocorreu nas bases de dados eletrônicas Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram utilizados o cruzamento das seguintes palavras-chave: Assistência de enfermagem, Urgência e Emergência, Enfermagem e usou como critérios de inclusão os artigos escritos em idioma português, publicados nos últimos cinco anos (2014 a 2019) e como critério de exclusão publicações que não estivam disponíveis na íntegra e que se repitam na mesma ou diferentes em bases de dados ou ainda que seu conteúdo não se adequou ao objeto da pesquisa. A busca apresentou o número de 13 publicações que foram submetidos a análise e conformação dos resultados deste estudo gerando 4 seções para discussões dos artigos: intervenções de enfermagem em urgências traumática, intervenções de enfermagem em urgências clínicas, intervenções de enfermagem em urgências psíquicas e outras condições e Enfermagem e as práticas interprofissional em urgência e emergência. Foi possível perceber que as competências do enfermeiro transcendem o técnico-científico-assistencial e abrange aspectos da humanização, educação, das relações pessoais e interprofissionalidade que servem por mostrar aos demais profissionais que atuam em urgência e emergência a necessidade de uma formação e atuação mais qualificada, com fatores que agreguem valores e que contribuem para a qualidade da assistência.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/916
Aparece nas coleções:Urgência e Emergência Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSÉ LOURENÇO DE SOUSA_TCC.pdf455,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.