Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/915
Título: Análise do perfil epidemiológico da hanseníase no município de Nova Russas no período de 2014 a 2018
Autor(es): Linard, Walber Mendes
Silva, Maria Alana Santana da
Palavras-chave: Hanseníase
Diagnóstico
Epidemiologia
Data do documento: 12-Jun-2020
Citação: SILVA, Maria Alana Santana da. Análise do perfil epidemiológico da hanseníase no município de Nova Russas no período de 2014 a 2018. 2020. 25f. Artigo (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Brasil é hoje um dos países que ainda possuem um alto índice de prevalência de hanseníase. Percebeu-se que durante muitos anos atrás, o tratamento não era realizado de maneira adequada e em tempo hábil, acarretando mais prejuízos para os pacientes. A Hanseníase é uma doença que acarreta em maior proporção a população carente, a maioria das pessoas não tem conhecimento específico de como ocorre a transmissão e das formas de sua prevenção. Desse modo, torna-se necessário desenvolver estratégias de Educação em Saúde direcionada a população em geral, para detecção de casos novos, sempre procurando uma forma de controlar e minimizar a disseminação através do diagnóstico e tratamento dos casos o problema. É de suma importância a capacitação permanente dos profissionais de saúde, principalmente nas regiões endêmicas da doença. O presente estudo trata-se de um levantamento epidemiológico do tipo retrospectivo e documental, com abordagem quantitativa, por meios de dados que foram coletados no SINAM NET, sem haver a necessidade de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou Comissão Científica Local. Em um universo de 37 (100%) indivíduos que foram diagnosticados com hanseníase entre os anos de 2014 e 2018, a maioria era do sexo masculino, na ordem de 33 (89,1%) pessoas, prevalecendo a forma multibacilar em 32 (86,4%) casos. Já no que se refere às formas clínicas, os resultados apresentados foram, 8 (35%) não classificados; 5 (21,7%) indeterminado; 4 (17,3%) virchowiana 3 (13%); tuberculóide 3 (13%) e 3 (13%) dimorfa. Levando em consideração tais informações, pode-se inferir que há uma circulação ativa do bacilo na comunidade, requerendo o aumento do desenvolvimento de ações de controle da hanseníase no município de Nova Russas-CE.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/915
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ALANA SANTANA DA SILVA_TCC.pdf592,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.