Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/912
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rayol, Rayane Araujo Castelo Branco | - |
dc.contributor.author | Costa Filho, Marcos Aurelio Soares | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-26T17:22:42Z | - |
dc.date.available | 2021-08-26T17:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-24 | - |
dc.identifier.citation | COSTA FILHO, Marcos Aurélio Soares. Educação inclusiva de alunos com autismo: desafios e perspectivas. 2020. 59f. Artigo (Licenciatura em Educação Física) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/912 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia aborda o tema da educação inclusiva de alunos com autismo, buscando discutir os dispositivos legais que amparam a sua discussão, bem como pretende avaliar os desafios e as perspectivas para a sua efetivação. Ao se discutir inicialmente em um breve contexto histórico sobre os conceitos de autismo e educação inclusiva, estabelecendo uma relação entre ambos, busca explorar a evolução legislativa que dá proteção jurídica aos institutos, seguindo para uma análise mais direcionada para a aplicação com o aluno com TEA. Visando observar como ocorre a inclusão de um aluno autista numa escola da rede municipal da cidade de Crateús-CE, foi realizado um estudo de caso. A metodologia aplicada foi a observação e entrevista semiestruturada com a professora regente, a professora de hora-atividade, a cuidadora e a mãe do aluno. A análise centrou-se em três eixos, quais foram: a formação dos professores e da cuidadora, a relação dos entrevistados com o aluno e a aplicação das leis de inclusão pela escola. Conclui-se que existem diversos desafios para efetivar a educação inclusiva de alunos autistas por vários fatores, que dentre eles estão a falta de formação adequada, falta de conhecimento sobre as questões específicas do autismo, bem como a falta de material pedagógico apropriado e recursos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva de alunos com autismo: desafios e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Direito Centro - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOS AURÉLIO SOARES COSTA FILHO_TCC.pdf | 628,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.