Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/908
Título: Assistência dos profissionais de saúde a pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico em situação de emergência: revisão integrativa
Autor(es): Teles, Naracelia Sousa Barbosa
Alves, Luana Marcia Batista
Palavras-chave: Traumatismo Cranioencefálico - TCE
Emergência
Enfermagem
Data do documento: 1-Jun-2020
Citação: ALVES, Luana Marcia Batista. Assistência dos profissionais de saúde a pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico em situação de emergência: revisão integrativa. 2020. 31f. Artigo (Graduação em Enfermagem) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é considerado mundialmente um dos maiores problemas de saúde pública e através de dados caracteriza-se um elevado índice de sequelas. A assistência dos profissionais de saúde a esses pacientes traumatizados é de suma importância para a prevenção e o agravamento de danos. Objetivo: Conhecer a assistência prestada pelos profissionais de saúde a vítimas de Traumatismo Cranioencefálico (TCE) nos serviços de emergência hospitalar. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura com coleta de dados em artigos publicados nos anos de 2014 a 2018 indexados nas bases de dados: LILACS, BDENF, SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO. Resultados: Para a realização desta revisão integrativa foi feito um levantamento bibliográfico de 17 artigos. Através dos estudos foram divididas e identificadas três categorias: Perfil socioepidemiológico do TCE em acidentes de trânsito: Dados viabilizando idade, renda, índices do uso inadequado dos transportes e infrações de trânsito; A assistência dos profissionais de saúde a vítimas com TCE: Destacando como se dá o cuidado especializado ao paciente traumático e a importância da contribuição do trabalho de toda a equipe multiprofissional e o Destaque do enfermeiro na assistência a vítimas com TCE: Visando todo o cuidado prestado ao paciente acometido de TCE, desde a admissão na emergência, até a alta hospitalar e recuperação domiciliar, o cuidado PÓS-TCE, eliminando o risco de eminente morte e sequelas. Conclusão: O estudo possibilitou uma compreensão da importância da assistência dos profissionais de saúde a pacientes com TCE, destacando o cuidado específico por cada profissional de saúde ao quadro traumático, para a realização do tratamento adequado e a minimização de sequelas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/908
Aparece nas coleções:Enfermagem Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA MÁRCIA BATISTA ALVES_TCC.pdf406,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.