Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/869
Título: Habilidades sociais de familiares cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: análise de vídeos de uma familiar cuidadora
Autor(es): Ferreira, Ticiana Siqueira
Feitosa, Luana Rodrigues de Oliveira
Palavras-chave: Cuidador familiar
Alzheimer
Habilidades sociais
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: FEITOSA, Luana Rodrigues de Oliveira. Habilidades sociais de familiares cuidadores de idosos com doença de Alzheimer: análise de vídeos de uma familiar cuidadora. 2020. 59f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O Brasil está passando pelo que é denominado envelhecimento populacional. Assim, com o aumento da idade média populacional, alguns fatores devem ser levantados, como os cuidados à saúde dos idosos, tendo em vista que algumas doenças aumentam a probabilidade de manifestação na fase da velhice. A exemplo disso, podemos citar as demências, mais especificamente a Doença de Alzheimer. Nesse contexto, o cuidador é uma figura de relevância no processo de cuidar de um idoso dependente, ainda mais quando este é familiar do indivíduo que demanda cuidados. Dessa maneira, as habilidades sociais que o cuidador possui podem ser fatores protetivos para o mesmo, assim como influenciar na relação de cuidado entre ele e o idoso. A presente pesquisa possui como objetivo analisar as habilidades sociais encontradas em familiar cuidadora de idosa com Doença de Alzheimer, a partir de vídeos de um canal no YouTube. De 182 vídeos, do período de outubro de 2019 a março de 2020, foram selecionados 27 vídeos para comporem o corpus da pesquisa. Como resultado, foram identificadas seis classes de habilidades sociais na familiar cuidadora analisada, que são: comunicação, informativa, expressão afetiva, estimulação, manejo/resolução de conflitos e tarefas de cuidado. Outro apontamento feito foi sobre a importância da identificação de habilidades sociais, tendo em vista que a implementação de programas de Treinamento de Habilidades Sociais aumenta a probabilidade de benefício para o cuidador e o idoso envolvidos no processo de cuidar, assim como para terceiros.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/869
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA RODRIGUES DE OLIVEIRA FEITOSA_TCC.pdf466,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.