Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/862
Título: Fatores associados ao desenvolvimento da síndrome de burnout em profissionais farmacêuticos
Autor(es): Souza, Julia Aparecida Lourenço de
Castro, Dalila Gomes de
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Estresse
Farmacêutico
Data do documento: 9-Jun-2020
Citação: CASTRO, Dalila Gomes de. Fatores associados ao desenvolvimento da síndrome de burnout em profissionais farmacêuticos. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A síndrome de Burnout é também conhecida como a síndrome do esgotamento físico, sendo considerada um distúrbio emocional que causa sintomas relacionados à exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Em uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), mostrou que de 100 milhões de trabalhadores brasileiros, cerca de 30% apresentaram problemas relacionados a SB. O objetivo desse estudo foi dissertar acerca dos fatores de riscos que podem desencadear a síndrome de Burnout nos profissionais farmacêuticos. As principais causas da SB entre os profissionais de farmácia podem estar associadas, principalmente, a condições desfavoráveis de trabalho que estão relacionados a estrutura física, falta de recursos humanos e materiais adequados, entre outras causas relacionadas ao ambiente de trabalho. Em estudos realizados com profissões que são mais acometidas pela SB, como professores e profissionais da saúde, notou-se semelhança nos resultados obtidos. De acordo com os resultados apresentados o perfil dos trabalhadores mostra que as mulheres acabam sendo mais acometidas. Com o passar dos anos o papel do profissional farmacêutico em relação á assistência farmacêutica foi se tornando mais agregado de responsabilidades, nesse sentindo o farmacêutico não apenas dispensa medicamentos mas presta toda assistência e acompanhamento para o paciente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica básica . A síndrome de Burnout apresenta três fatores que são determinantes para o desenvolvimento de problemas emocionais ocasionados por essa síndrome, sendo esses aspectos: exaustão emocional, despersonalização e falta de realização profissional. Dessa maneira é importante que o tema relacionado a síndrome seja difundido de forma abrangente para os profissionais farmacêuticos , visto que os estudos nesta classe são escassos e os mesmos por suas atribuições profissionais e o contexto de trabalho onde estão inseridos são propensos ao desenvolvimento da síndrome. A síndrome de Burnout, é um fator que compromete a o bem-estar físico, mental e psicológico do profissional de saúde, isso compromete o comportamento desse diante dos companheiros de trabalho, assim como dos próprios familiares, dificultando o convívio interpessoal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/862
Aparece nas coleções:Farmácia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DALILA GOMES DE CASTRO_TCC.pdf738,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.