Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/846
Título: Planejamento estratégico: um estudo sobre a visão dos gestores de micro e pequenas empresas do Ceará, Bahia, Maranhão e Pernambuco sobre o planejamento estratégico
Autor(es): Chagas, Ana Carla Cavalcante das
Oliveira, Francisco Ivanio Silva de
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Gestores
Micro e Pequenas Empresas - MPE's
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: OLIVEIRA, Francisco Ivanio Silva de. Planejamento estratégico: um estudo sobre a visão dos gestores de micro e pequenas empresas do Ceará, Bahia, Maranhão e Pernambuco sobre o planejamento estratégico. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Administração) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: O planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa importantíssima para os gestores tomarem as melhores decisões em sua organização, trata-se de um olhar criterioso sobre perspectivas mercadológicas. Diante desse ponto de vista esse trabalho busca entender e analisar a visão dos gestores dos Estados do Ceará, Bahia, Maranhão e Pernambuco de micro e pequena empresa sobre o planejamento estratégico. No Brasil as MPEs são responsáveis por uma boa fatia do PIB e no nordeste essa realidade não é diferente. Em virtude disso, foi levantado dados através de uma pesquisa quantitativa não probabilística por conveniência através de um questionário no formato google forms com 33 gestores nordestinos e observando os resultados conclui-se que, apesar de uma grande fatia da amostra não utilizarem um planejamento estratégico eles acreditam na eficácia da ferramenta para o sucesso e sobrevivência das MPEs no mercado. Este trabalho busca uma reflexão sobre a visão dos gestores sobre a importância do planejamento estratégico, a fim de se projetarem para o futuro.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/846
Aparece nas coleções:Administração Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO IVANIO SILVA DE OLIVEIRA_TCC.pdf322,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.