Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/845
Título: Simbiose industrial: um estudo sobre a percepção de um gestor da área de reciclagem de resíduos sólidos do Ceará
Autor(es): Chagas, Ana Carla Cavalcante das
Santos, Antonio Edson do Nascimento
Palavras-chave: Ecologia industrial
Simbiose industrial
Reciclagem
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SANTOS, Antônio Edson do Nascimento. Simbiose industrial: um estudo sobre a percepção de um gestor da área de reciclagem de resíduos sólidos do Ceará. 2020. 20f. Artigo (Graduação em Administração) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a percepção de um gestor de reciclagem sobre a simbiose industrial. O referencial teórico analisa, inicialmente, os conceitos de ecologia industrial, simbiose industrial, trazendo como norteador teórico os obstáculos para o acontecimento da simbiose industrial. Para a obtenção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada junto a um gestor administrativo de uma empresa de reciclagem de resíduos sólidos. Utilizando uma abordagem qualitativa foi realizado um estudo de caso. As análises realizadas deixaram perceptíveis que a informação é o fator que mais predomina para a realização da simbiose. Identificou-se ainda três benefícios para que a simbiose possa acontecer, destacando benefícios tributários para os órgãos governamentais, ambiental para o meio ambiente e logístico para a empresa. Finalmente, espera-se que essa pesquisa possa auxiliar aos órgãos responsáveis pelas indústrias, bem como para seus gestores a reduzir esses obstáculos para que aconteça a simbiose.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/845
Aparece nas coleções:Administração Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTÔNIO EDSON DO NASCIMENTO SANTOS_TCC.pdf244,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.