Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/844
Título: Estudo sobre o desenvolvimento do método de calibração para o abrasímetro
Autor(es): Oliveira, Zaila Maria de
Almeida, Amanda Martins de
Palavras-chave: Metrologia
Abrasímetro
ISO 9001
Cálculo de incertezas
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: ALMEIDA, Amanda Martins de. Estudo sobre o desenvolvimento do método de calibração para o abrasímetro. 2020. 38f Artigo (Graduação em Administração) – Faculdade Unifametro Maracanaú, Maracanaú, 2020.
Resumo: A norma ISO 9001 (International Organization for Standardization) tem o objetivo de padronizar e garantir a qualidade em um contexto de melhoria contínua dos processos, levando as organizações a perceberem a necessidade de estabelecer um diferencial competitivo com relação aos concorrentes, por meio das suas exigências e certificações. A calibração ou verificação de instrumentos de medição que afetam diretamente ou indiretamente a qualidade do produto é um de seus requisitos. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver um método de calibração para o aparelho Abrasímetro (instrumento de medição utilizado para realizar o teste de resistência à abrasão), através do método de calibração interna por comparação direta contra padrão rastreado à Rede Brasileira de Calibração (RBC). Esta pesquisa é aplicada, descritiva com abordagem qualitativa. Pode-se concluir que o desenvolvimento do método de calibração proporcionou à organização uma redução de custo anual de 24% nas despesas com calibração externa no setor de laboratório químico e um ganho na disponibilidade do instrumento, pois o utensílio não será mais retirado do seu local de trabalho para o envio da calibração externa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/844
Aparece nas coleções:Administração Maracanaú - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA MARTINS DE ALMEIDA_TCC.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.