Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/841
Título: Atuação do enfermeiro no transporte aeromédico: revisão integrativa
Autor(es): Girao, Ana Livia Araujo
Silva, Gabriela Costa e
Fernandes, Leticia Moura
Palavras-chave: Resgate aéreo
Serviços médicos de emergência
Enfermagem em emergência
Data do documento: 9-Nov-2020
Citação: SILVA, Gabriela Costa e; FERNANDES, Letícia Moura. Atuação do enfermeiro no transporte aeromédico: revisão integrativa. 2020. 29f. Artigo (Especialização em Urgência e Emergência) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Por meio do transporte aéreo é possível realizar o transporte rápido e seguro de pacientes em estado crítico ou com condições clínicas que necessitem de uma atenção especializada. O objetivo do estudo foi conhecer, através da literatura, como ocorre a atuação do enfermeiro dentro do contexto aeromédico. Trata-se de revisão integrativa, de caráter exploratório e descritivo realizado em periódicos indexados nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), United States National Library of Medicine (PubMed), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). A pergunta norteadora da pesquisa foi: “Como ocorre atuação do Enfermeiro dentro do contexto aeromédico?”. A busca dos artigos ocorreu em dezembro de 2019 e a análise dos dados em janeiro e fevereiro de 2020. Ao final da análise, a amostra contou com 05 artigos e duas categorias, são elas: Protocolos e teorias de enfermagem para o transporte aeromédico e Papel da enfermagem no transporte aeromédico. Os protocolos têm sido usados em diversos âmbitos da assistência à saúde por sua capacidade de reunir informações, condutas e procedimentos baseados em evidências científicas. Seu uso tem sido cada dia mais estimulado tanto pelo valor científico quanto pela capacidade de nortear a prática clínica. O enfermeiro que atua no ambiente aeromédico precisa estar preparado para atuar em ambientes hostis e com recursos escassos, nesse tipo de serviço a capacidade de se adaptar e fazer o melhor uso dos recursos disponíveis é essencial, e essa habilidade pode ser adquirida com a prática em treinamentos. O estudo evidenciou a necessidade de um treinamento específico para enfermeiros com a intenção de desempenhar atividades no aeromédico, com conhecimentos específicos visto a complexidade que envolve o transporte aéreo e as peculiaridades do serviço.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/841
Aparece nas coleções:Urgência e Emergência Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA COSTA E SILVA e LETÍCIA MOURA FERNANDES_TCC.pdf468,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.