Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/803
Título: A importância da equipe de enfermagem na realização de cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva neonatal
Autor(es): Fontenele, Livia Silva de Almeida
Pinheiro, Livia Carlas
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Enfermeiros
Neonatologia
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTIN
Data do documento: 26-Out-2020
Citação: PINHEIRO, Livia Carlas. A importância da equipe de enfermagem na realização de cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva neonatal. 2020. 22f. Artigo (Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal é um ambiente considerado por muitos, um lugar que traz ansiedade, dúvidas e medo, principalmente para os pais dos neonatos, e é a partir disto, que é importante que a mesma conte com uma equipe de enfermagem que leve uma assistência que tenha como objetivo principal, ofertar intervenções. O estudo objetivou-se em identificar a importância da equipe de enfermagem nos cuidados paliativos no contexto da UTIN. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram consultadas três bases de dados para a seleção das publicações, sendo elas: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Sistema Online de Busca e Análisede Literatura Médica (Medline), a busca foi realizada no período de fevereiro e março de 2020, onde a amostra final foi composta por 8 artigos. A avaliação dos estudos, a interpretação dos resultados e a apresentação da revisão foram realizadas após leitura completa dos periódicos e acréscimos dos temas que convergem com o assunto em discussão e os principais resultados, por fim foram confeccionadas categorias acerca do tema explorado. Os resultados foram pautados em duas categorias, sendo elas: Categoria 1: Dificuldades e Sentimentos da Equipe de Enfermagem acerca da realização dos Cuidados Paliativos: nesta categoria foi exposto que, os principais sentimentos que cercam os enfermeiros é o sofrimento e a frustração diante das perdas da UTIN, já a Categoria 2: A Atuação da Equipe de Enfermagem na Prática dos Cuidados Paliativos: traz que os profissionais além de exercer os procedimentos eles levam apoio físico e psicológico aos pacientes e suas famílias. Portanto, pode-se identificar que a equipe de enfermagem tem que trabalhar junto ao paciente e a família, suprindo as suas principais necessidades.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/803
Aparece nas coleções:Enfermagem Pediátrica e Neonatal Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVIA CARLAS PINHEIRO_TCC.pdf346,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.