Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/781
Título: As consequências dos discursos sobre maternidade na experiência das mulheres na contemporaneidade: revisão narrativa de literatura
Autor(es): Silva, Lorena Brito da
Wanderley, Nara Caroline Daniel
Palavras-chave: Maternidade
Religião
Mulher
Contemporaneidade
Feminismo
História
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: WANDERLEY, Nara Caroline Daniel. As consequências dos discursos sobre maternidade na experiência das mulheres na contemporaneidade: revisão narrativa de literatura. 2020. 36f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar as consequências dos discursos sobre maternidade na experiência das mulheres na contemporaneidade. Para tanto, buscou-se compreender a relação das mulheres com a maternidade ao longo da história e descrever os discursos religiosos, biomédicos e feministas sobre maternidade, problematizando assim os efeitos desses discursos no modo como as mulheres, mãe e/ou não mães pensam sobre esse tema na contemporaneidade. Optamos em termos metodológicos, por utilizar a revisão narrativa de literatura, com a técnica de análise de discurso que serviu de elemento articulador para a formulação da compreensão desses discursos, e de como estes operam na existência das mulheres. Concluímos a necessidade ainda pertinente de que a maternidade seja analisada e discursada como uma experiência plural, e que essas produções de que a maternidade é um dever do qual todas as mulheres estão naturalmente inclinadas de exercer, impõe uma carga moral da qual ela não pode reivindicar e se desvincular sem antes sofrer retaliações.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/781
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NARA CAROLINE DANIEL WANDERLEY_TCC.pdf546,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.