Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/779
Título: Ambiente de trabalho e sofrimento psíquico para trabalhadores da área de saúde: revisão integrativa
Autor(es): Feitosa, Maria Zelfa de Souza
Santos, Maria Jocianne Ramos dos
Palavras-chave: Ambiente de trabalho
Sofrimento psíquico
Profissionais de saúde
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: SANTOS, Maria Jocianne Ramos dos. Ambiente de trabalho e sofrimento psíquico para trabalhadores da área de saúde: revisão integrativa. 2020. 42f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os trabalhadores da área de saúde estão cada vez mais expostos ao sofrimento psíquico dentro do seu ambiente de trabalho. As transformações constantes, as condições fornecidas pelo trabalho, questões que prejudicam a construção de identidade e subjetividade. Urgência em atender as demandas e a pressão que aquele trabalhador tem para se adequar ao ritmo acelerado na funcionalidade dentro de um serviço de saúde são condicionadores de um adoecimento. O presente estudo utilizará como método a Revisão Integrativa da Literatura, que tem como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre o tema investigado. A busca pelos artigos ocorreu a partir da Biblioteca Virtual em Saúde Nacional (BVS). A amostra final para análise foi constituída a partir de 08 artigos e dividida a partir dos temas: “Quanto ao sofrimento psíquico no campo da saúde”; “Quanto aos fatores do ambiente de trabalho que causam sofrimento psíquico e estresse ocupacional”; e “Quanto ao trabalho como assunto abordado em recentes pesquisas brasileiras”. Apesar de se perceber o ambiente de trabalho como gerador de adoecimento, ainda pode-se observar a força que o trabalho tem e o impacto positivo de se estar exercendo alguma ocupação laboral.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/779
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOCIANNE RAMOS DOS SANTOS_TCC.pdf729,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.