Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/772
Título: A atuação do psicólogo hospitalar no âmbito da unidade de terapia intensiva
Autor(es): Ferreira, Ticiana Siqueira
Lima, Josinete Ferreira de
Palavras-chave: Hospital
Inserção
Psicologia hospitalar
Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: LIMA, Josinete Ferreira de. A atuação do psicólogo hospitalar no âmbito da unidade de terapia intensiva. 2020. 47f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A Psicologia Hospitalar é um campo da psicologia que almeja humanizar a prática dos profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar, especificamente na UTI, esse campo vem avançando como espaço de trabalho e tema de pesquisas entre os psicólogos. Nesse contexto, objetiva-se com este estudo realizar o levantamento bibliográfico da literatura cientifica sobre as intervenções do Psicólogo Hospitalar diante das situações de iminência nas unidades de terapia intensiva. Este estudo adotou o método da revisão integrativa de literatura, de caráter exploratório e qualitativa, foram analisadas pesquisas de produções científicas do conhecimento em periódicos sobre o tema em estudo, conforme as bases de dados BVS, LILACS e SciELO, foram adotados como critérios de inclusão: artigos disponíveis integralmente, publicado em periódicos nos últimos 10 anos. A análise de dados foi realizada após a coleta de informações (com base nos critérios de inclusão e exclusão adotados para a escolha das produções científicas). Foram selecionados 15 artigos. Os resultados, apontaram quatro objetivos básicos conforme o tema em estudo, os quais foram: Psicólogos em equipes multidisciplinares; Psicologia hospitalar; Psicólogos em UTIs e Intervenção do psicólogo com os pacientes e familiares. Contudo, o trabalho dos psicólogos em hospitais foi diretamente citado como essencial em todos os artigos principalmente ao que diz respeito a familiares perceberem o psicólogo como um profissional de ajuda, que desempenha papel fundamental no amparo e favorece o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. Portanto, o psicólogo na UTI também pode prestar assistência à equipe, jazendo ao lado, com o intuito de resgatar a tranquilidade e a sensibilidade para cuidar do próximo, também propiciar escuta e orientações que se fizerem relacionados a este contexto.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/772
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSINETE FERREIRA DE LIMA_TCC.pdf476,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.