Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/766
Título: A relação entre a qualidade de vida no trabalho e a retenção de talentos nas organizações
Autor(es): Alencar, Olivia Lima Guerreiro de
Teixeira, Ian de Carvalho Barbosa
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho - QVT
Retenção de talentos
Qualidade de vida
Rotatividade de pessoas
Data do documento: 16-Dez-2020
Citação: TEIXEIRA, Ian de Carvalho Barbosa. A relação entre a qualidade de vida no trabalho e a retenção de talentos nas organizações. 2020. 39f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho dá-se na análise de artigos por meio de uma revisão integrativa de literatura e análise dos resultados desta. O principal objetivo do estudo é analisar a relação entre retenção de talentos e qualidade de vida no trabalho na realidade brasileira. A problemática central deu-se a partir da seguinte pergunta: qual a relação entre a qualidade de vida no trabalho e a retenção de talentos nas organizações? Assim, foram utilizadas as bases de dados eletrônicas como SciElo e BVS para a realização da pesquisa. Desse modo, é vista a historicidade da qualidade de vida no trabalho e as modificações que ela causa na sociedade, além de modelos e programas que a compõem. Foi averiguado que os colaboradores necessitam estar ligados à organização e a confiança dele para com a empresa precisa estar bem estabelecida. Nesse meio, os Recursos Humanos fazem parte da manutenção das atividades que englobam a retenção de talentos e objetiva auxiliar na passagem de modelos mais tradicionais de gestão para modelos mais modernos. Foi encontrada a relação entre qualidade de vida no trabalho e retenção de talentos através de empresas que adotam modelos voltados para pessoas e que atendem as expectativas dos colaboradores, promovendo segurança, estabilidade, saúde física e mental e atividades que ajudam na socialização de pessoas dentro das organizações. Na contemporaneidade, é de fundamental importância que a organização supra essas necessidades dos funcionários para alavancarem no mercado de trabalho. Em relação ao Brasil, há falta de material nacional focado na retenção de talentos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/766
Aparece nas coleções:Psicologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IAN DE CARVALHO BARBOSA TEIXEIRA_TCC.pdf717,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.