Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/758
Título: Análise dos efeitos terapêuticos de biomodificadores naturais na odontologia adesiva: uma revisão crítica
Autor(es): Feitosa, Victor Pinheiro
Gomes, Mariane Chaves
Palavras-chave: Dentina
Proantocianidina
Cardanol
Lignina
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: GOMES, Mariane Chaves; FEITOSA, Victor Pinheiro. Análise dos efeitos terapêuticos de biomodificadores naturais na odontologia adesiva: uma revisão crítica. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os biomodificadores são substâncias com capacidade de realizar ligações cruzadas com o colágeno presente na dentina. Com isso, a biomodificação dentinária é uma estratégia que visa melhorar as suas propriedades mecânicas e diminuir as taxas de biodegradação, prolongando a longevidade das restaurações dentárias. Portanto, o objetivo dessa revisão é fornecer uma visão sobre os biomodificadores naturais na odontologia adesiva ao analisar e comparar os artigos sobre o tema. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, Biblioteca virtual de saúde e Medline, utilizando as palavras chave: “Dentin”; “Proantocyanidin”; “Cardanol” e “Lignin” e suas correspondências em português. Inicialmente foram encontrados 128 artigos, após a aplicação dos critérios de elegibilidade restaram 19 artigos para compor essa revisão. Os biomodificadores naturais como Proantocianidina, Cardanol e Lignina são potenciais produtos extraídos de plantas com sucesso para reticulação do colágeno dentinário, pois aumentam as propriedades mecânicas da dentina. Portanto, esses três reticuladores são viáveis na odontologia adesiva.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/758
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANE CHAVES GOMES_TCC.pdf330,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.