Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/755
Título: Lesões orais ocasionadas por próteses removíveis: revisão da literatura
Autor(es): Saldanha, Aline Dantas Diogenes
Rebouças, Larissa Ellen Chagas
Palavras-chave: Prótese dentária
Cavidade oral
Envelhecimento populacional
Falha da prótese
Higiene bucal
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: REBOUÇAS, Larissa Ellen Chagas. Lesões orais ocasionadas por próteses removíveis: revisão da literatura. 2020. 34f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O envelhecimento populacional é um dos maiores desafios para a saúde pública, principalmente quando relacionamos a saúde oral. Podemos observar nos idosos a diminuição da qualidade do periodonto, a redução do fluxo salivar, alimentação rica em açúcares e a dificuldade em realizar higienização correta da cavidade oral pela perda da coordenação motora, o que pode ocasionar problemas na saúde da boca destes indivíduos. O fator socioeconômico também pode estar ligado a falta de informações destes pacientes, o que tem direta relação com sua condição oral. Um dos maiores problemas que podemos observar diante disso, são as perdas dentárias e com isto, as próteses dentárias removíveis são a primeira busca de reabilitação oral. Os aparelhos protéticos visam proporcionar função, estética e fonética de pacientes desdentados totais ou parcialmente, contudo, é necessário boa higienização com substâncias adequadas, instruções repassadas pelo cirurgião-dentista ao paciente, visitas ao cirurgião-dentista em até 6 meses, troca do aparelho em até 5 anos de uso e um bom plano de tratamento no momento da confecção da prótese dentária. Quando algum destes passos são negligenciados, podem ocorrer o surgimento de lesões orais ocasionadas pelas próteses removíveis. Este presente trabalho tem como objetivo analisar como podem ocorrer o surgimento de lesões orais ocasionadas pelas próteses orais removíveis e como evitá-las através de uma revisão da literatura. Foram selecionados 15 artigos das bases de dados Scielo, Lilacs, Revista Unifametro e EBSCO publicados entre os anos de 2015 a 2020 nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola com critérios de inclusão artigos que contenham informações de como podem surgir as lesões orais, dados sobre envelhecimento populacional e manejo correto das próteses dentárias para o seu sucesso. Os critérios de exclusão foram artigos com mais de 6 anos de publicação e sem relevância no tema. Os autores defendem que além de boa higienização da prótese realizada pelo paciente, o cirurgião-dentista tem o importante papel de instruí-los a realizá-los de forma correta, além das visitas ao dentista para avaliação da prótese e a troca desta em até 5 anos de uso. Conclui-se que a maioria das lesões são ocasionadas pela falta de higienização protética realizada pelo paciente, o que pode estar ligada a falta de conhecimento quando relacionada ao fator socioeconômico e/ou a falta de instruções pelo próprio cirurgião-dentista.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/755
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA ELLEN CHAGAS REBOUÇAS_TCC.pdf614,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.