Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/754
Título: Efeitos clínicos do uso do L-PRF sobre a cicatrização após exodontia de terceiros molares: revisão sistemática
Autor(es): Pinto, Clarice Maia Soares de Alcantara
Lucena, Lara Ribeiro
Palavras-chave: L-PRF
Terceiros molares
Cicatrização
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: LUCENA, Lara Ribeiro. Efeitos clínicos do uso do L-PRF sobre a cicatrização após exodontia de terceiros molares: revisão sistemática. 2020. 34f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho consiste em uma revisão sistemática da literatura que buscou analisar os efeitos clínicos do uso do L-PRF sobre a cicatrização tecidual após a remoção de terceiros molares. A pesquisa foi realizada através do portal eletrônico Pubmed. Foram incluídos artigos na língua inglesa, publicados até outubro de 2020 que avaliassem o uso do L-PRF em estudos clínicos randomizados. A partir da busca, conforme critérios de inclusão estabelecidos, vinte e cinco artigos foram identificados. Após aplicação dos critérios de exclusão, a amostra final consistiu de nove artigos, os quais foram incluídos no presente estudo. A partir da revisão, constatou-se um total de 284 pacientes participantes das nove pesquisas, totalizando 568 terceiros molares removidos, sendo 284 pertencentes ao grupo controle e 284 ao grupo estudo. Os resultados indicaram que houve resposta positiva quanto ao benefício do L-PRF na diminuição da dor no período pós-operatório. Houve resultado satisfatório para amenização do edema facial e melhora na cicatrização de tecidos moles. Não houve diferença estatisticamente significativa quanto à redução do trismo. Apenas um artigo relatou a presença de deiscência de ferida cirúrgica. Por fim, concluiu-se que o L-PRF apresentou efeito significativo durante os primeiros dias da primeira semana do período pós-operatório, atuando, principalmente sobre dor e edema.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/754
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA RIBEIRO LUCENA_TCC.pdf520,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.