Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/753
Título: Facetas de resina composta versus facetas cerâmicas: alternativas na reabilitação estética do sorriso
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Lima, Jocelia Matias de
Silva, Francisca Vanessa Barros da
Palavras-chave: Facetas dentárias
Resinas compostas
Cerâmica
Restauração dentária permanente
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: LIMA, Jocelia Matias de; SILVA, Francisca Vanessa Barros da. Facetas de resina composta versus facetas cerâmicas: alternativas na reabilitação estética do sorriso. 2020. 32f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Restabelecer a aparência estética dentária perdida de um paciente é um dos tópicos mais importantes para a odontologia contemporânea. Novos materiais e métodos de tratamento têm surgido, dia a dia, para atingir tal objetivo. Com técnicas não invasivas ou minimamente invasivas, as facetas laminadas são restaurações projetadas para corrigir anormalidades existentes, deficiências estéticas e descolorações. Dessa forma, o presente trabalho propôs uma revisão integrativa da literatura comparando as diferentes restaurações de facetas laminadas de resinas compostas e cerâmicas, como soluções para reabilitações estéticas do sorriso. Foi realizada pesquisa em artigos na biblioteca virtual PubMed utilizando as palavras-chave: “Facetas Dentárias”, “Resinas Compostas”, “Cerâmica” e “Restauração Dentária Permanente”, além disso, foi realizada uma busca manual por meio das referências dos artigos selecionados. A amostra obtida, após a busca nas bases de dados estabelecidas e busca manual complementar, foi de 50 artigos. Inicialmente, realizaram-se as leituras de todos os títulos e resumos, respeitando-se os critérios de inclusão e exclusão, elegendo-se 20 estudos, para análise detalhada. Após a avaliação do texto completo, excluíram-se três, restando apenas 17 artigos para confecção deste trabalho. Diferentes estudos apontaram as vantagens e limitações das técnicas direta e indireta de facetas laminadas. A literatura ainda se encontra divergente sobre qual técnica seria a de excelência. Contudo, estudos com níveis maiores de evidencia enfatizaram que os laminados cerâmicos são superiores para as reabilitações estéticas do sorriso em termos de taxa de sobrevivência e qualidade da restauração.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/753
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOCELIA MATIAS DE LIMA e FRANCISCA VANESSA BARROS DA SILVA_TCC.pdf965,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.