Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/752
Título: Mucosite oral em pacientes oncológicos: uma revisão de literatura
Autor(es): Alexandrino, Francisca Jamila Ricarte
Silva Neto, Joao
Palavras-chave: Mucosite
Raioterapia
Quimioterapia
Data do documento: 1-Dez-2020
Citação: SILVA NETO, João. Mucosite oral em pacientes oncológicos: uma revisão de literatura. 2020. 20f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A mucosite oral (MO) é uma condição resultante da inflamação da mucosa bucal pela ação de medicamentos quimioterápicos ou radiação ionizante. Trata-se de um dos efeitos colaterais mais comuns em pacientes que fazem tratamentos oncológicos da região de cabeça e pescoço. A mucosite interfere diretamente na qualidade de vida do paciente, pois provoca dores e incômodos que podem impedir o paciente de se alimentar corretamente, como também pode afetar a fala. Dos tratamentos descritos na literatura destacam-se a crioterapia, o uso de enxaguantes bucais como é o caso da clorexidina a 0,12%, Fotobiomodulação, e o laser de baixa intensidade. As estratégias para a busca de artigos, foram nas bases de dados, PubMed e Scielo com os descritores em inglês e português: Mucosite, radioterapia e quimioterapia. Em conclusão, é de extrema importância para o cirurgião dentista, saber identificar, orientar e direcionar os seus pacientes que sofrem com esse efeito colateral, para um tratamento eficaz, aumentando assim a qualidade de vida do indivíduo durante o tratamento quimioterápico ou radioterápico.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/752
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO SILVA NETO_TCC.pdf438,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.