Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/746
Título: O uso de fibrina rica em plaquetas em odontologia: uma revisão de literatura
Autor(es): Costa, Renata Luzia Cavalcante
Campelo, Ester Rayzala Alves
Palavras-chave: Fibrina Rica em Plaquetas - PRF
Plasma Rico em Plaquetas - PRP
Células sanguíneas
Cicatrização
Odontologia
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: CAMPELO, Ester Rayzala Alves. O uso de fibrina rica em plaquetas em odontologia: uma revisão de literatura. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Quando o corpo está ferido, a fibrina age instantaneamente no processo de coagulação, pois este, através de complexas interações entre proteases plasmáticas e seus cofatores geram a enzima trombina, que por proteólise converte o fibrinogênio solúvel em fibrina insolúvel. Esta, composta por moléculas formam uma malha ao redor da lesão onde estanca o sangramento, capturando hemácias, leucócitos e plaquetas, formando o coágulo que age como um tampão na lesão. Visando uma aceleração no processo regenerativo das lesões, atualmente utiliza-se a Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) nas áreas da Odontologia, mais especificamente em enxertos ósseos para implantes dentários, para cirurgias periodontais e maxilo-faciais. Através de uma técnica simples de centrifugação do sangue do paciente para separação do plasma, glóbulos vermelhos e fibrina rica em plaquetas, a PRF é retirada do próprio paciente, eliminando o risco de rejeições e infecções e consequentemente o desconforto do paciente no pós-operatório, o que se torna uma grande vantagem de sua utilização.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/746
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTER RAYZALA ALVES CAMPELO_TCC.pdf574,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.