Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/744
Título: Impacto da COVID-19 no atendimento odontopediátrico: uma revisão de literatura
Autor(es): Vasconcelos, Amanda de Albuquerque
Santos, Edilania Vieira dos
Palavras-chave: COVID-19
Odontologia pediátrica
Coronavirus
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: BARBOSA, Brena Kessya Sousa. Transplante dentário autógeno: uma alternativa viável para reabilitação oral. 2020. 33f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A COVID-19, se espalhou rapidamente pelo mundo, tornando-se um grande desafio à saúde pública. Sabemos que a transmissão da doença é através de gotículas de saliva produzidas por fala, tosse, espirro, e em grande maioria é menos grave em crianças, e muitas vezes assintomática. O objetivo desse artigo é de realizar uma revisão de literatura sobre o impacto da COVID-19 no atendimento odontopediátrico, fornecendo recomendações sobre as práticas clínicas mais utilizadas, protocolo de manejo do paciente para fornecer cuidados odontológicos ideais e, simultaneamente, prevenir a disseminação da infecção em ambientes odontológicos. Foi realizado um levantamento bibliográfico na base de dados PubMed, utilizando como descritores “COVID-19”, “pediatric dentistry” e “coronavírus”, combinados pelo operador boleano “AND”, que apresentassem sua versão completada disponível e nos idiomas inglês e português. Foram encontrados 62 estudos, após análise 17 artigos foram selecionados apresentando correlação com o tema. Nos resultados destacamos como as principais medidas de prevenção utilizadas, a fim de reduzir a infecção cruzada, a triagem telefônica, o uso de EPI’s corretamente e a utilização de técnicas minimamente invasivas. A COVID-19 gerou um grande impacto no atendimento odontopediátrico mudando totalmente as atividades de rotina, seguindo protocolos universais e locais com a finalidade de fornecer um atendimento protegido e seguro para todos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/744
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILANIA VIEIRA DOS SANTOS_TCC.pdf364,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.