Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/742
Título: Utilização de intermediários de zircônia para otimização da estética em implantes dentários anteriores: revisão de literatura
Autor(es): Brigido, Jandenilson Alves
Linhares, Ariela Vanda Oliveira
Fernandes, Catarina Chaves
Palavras-chave: Implantes dentários
Pilares de implante
Estética
Zircônia
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: LINHARES, Ariela Vanda Oliveira; FERNANDES, Catarina Chaves. Utilização de intermediários de zircônia para otimização da estética em implantes dentários anteriores: revisão de literatura. 2020. 31f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: A busca pela excelência estética e funcional nas reabilitações com próteses implanto-suportadas necessita que a restauração tenha harmoniosa integração visual da coroa protética com a arcada dentária, além da capacidade de suportar carga funcional. Os pilares protéticos são feitos de titânio e outros metais, que possuem estrutura confiável. A cor acinzentada desses metais que levam a uma coloração azul-acinzentada aos tecidos moles em pacientes com sorriso gengival ou biótipo fino, acrescidos à recessão gengival e às camadas finas de tecidos adjacentes, acaba exposta, o que compromete a estética. Com isso, foram introduzidos os pilares cerâmicos que fornecem boas propriedades ópticas, desempenhando um papel fundamental na capacidade de mimetizar o elemento dental, assim como biocompatibilidade e estética duradoura. Objetivo: Revisar a literatura sobre a utilização de intermediários estéticos em implantes dentários anteriores. Método: A pesquisa foi realizada na base de dados Pubmed. Foram obtidos 186 artigos e após a triagem, 12 foram selecionados para o trabalho. Resultados: Os abutments de cerâmica parecem fornecer uma combinação de cores melhorada entre os tecidos moles Peri-implantar, quando comparados aos abutments metálicos. Os abutments de cerâmica também podem suportar forças funcionais como os abutments convencionais de titânio. Conclusão: O resultado da cor do tecido mole peri-implantar pode ser influenciado pelo material do abutment e a zircônia proporciona melhor estética. Ambos os materiais (Zircônia e Titânio) se mostram resistentes a forças aplicadas.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/742
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIELA VANDA OLIVEIRA LINHARES e CATARINA CHAVES FERNANDES_TCC.pdf260,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.