Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/740
Título: Odontologia no contexto das unidades básicas de saúde
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Aquino, Andressa Lima
Palavras-chave: Odontologia pública
Odontologia na atenção básica
Diretrizes
Programa de Saúde da Familia
Recursos
Data do documento: 9-Dez-2020
Citação: AQUINO, Andressa Lima. Odontologia no contexto das unidades básicas de saúde. 2020. 54f. Monografia (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O atendimento odontológico se tornou de extrema necessidade e importância dentro das Unidades Básicas de Saúde visto a necessidade da população em saúde bucal. Estudos mostram que há divergência na execução desse atendimento em relação as diretrizes do SUS e da Atenção Básica. Esse trabalho foi realizado através de uma revisão de literatura, no intuito de avaliar o funcionamento do atendimento odontológico dentro do Programa de Saúde da Família assim como ressaltar as dificuldades encontradas por esses profissionais dentro das Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de um estudo de caráter transversal, predominando a abordagem qualitativa, como formato de uma revisão de literatura com ênfase nos trabalhos publicados de 2000 a 2019 pelas plataformas digitais SCIELO, LILACS, BVSMS e MINISTÉRIO DA SAÚDE. Os resultados mostram um atendimento incompleto, curativista e introspectivo, amparado principalmente por falta de recursos e fiscalização da gestão, além da visão tradicional da odontologia de consultório pelos profissionais, o que ocasiona em uma odontologia contrária a odontologia imposta pelas diretrizes do sistema. É de suma necessidade a utilização das políticas públicas para melhorias dos atendimentos das UBS com participação efetiva dos profissionais inseridos no programa assim como a avaliação e posicionamento do povo ao se conscientizar que esse serviço é um direito e não um favor.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/740
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRESSA LIMA AQUINO_TCC.pdf871,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.