Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/738
Título: Intervenções terapêuticas em dentes com rizogênese incompleta: revisão de literatura
Autor(es): Rebouças, Pedro Diniz
Magalhaes, Amanda Uchoa Abreu
Rodrigues, Francisco Bruno Araujo
Palavras-chave: Rizogênese incompleta
Apicificação
Revascularização pulpar
Data do documento: 8-Dez-2020
Citação: MAGALHÃES, Amanda Uchôa Abreu; RODRIGUES, Francisco Bruno Araujo. Intervenções terapêuticas em dentes com rizogênese incompleta: revisão de literatura. 2020. 36f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O trauma dentário é considerado como uma das principais causas de atendimentos de urgências odontopediatras, após o traumatismo, podem acontecer diversos danos, incluindo a necrose do dente atingido. Quando ocorre necrose, o elemento dentário necessita de tratamento endodôntico, mas em situações em que os dentes envolvidos são permanentes jovens o tratamento se torna mais complexo e limitado. Algumas alternativas são possíveis para o tratamento desses casos, como a técnica de apicificação utilizando a pasta de hidróxido de cálcio ou apicificação por meio do plug apical imediato de MTA ou a técnica de regeneração pulpar. A apicificação é uma forma de tratamento que historicamente demonstra eficácia e acessibilidade. Já a regeneração pulpar consiste em um procedimento recente, mas promissor, que tem alcançados bons resultados e avanços no tratamento de dentes permanentes imaturos com necrose pulpar. O objetivo desse trabalho é, através de um estudo de revisão de literatura, mostrar técnicas como a apicificação e regeneração pulpar, como alternativas viáveis de reestabelecimento dentário tanto em aspectos biológicos, como funcionais. Para compor a metodologia foram utilizados estudos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, nos últimos 5 anos artigos que abordassem tratamentos para dentes necrosados com rizogênese incompleta. Foram excluídos do trabalho estudos artigos que abordassem casos clínicos, revisões de literaturas, revisões sistemáticas, duplicatas e artigos que não corroboravam com a temática, resultando em número de 13 artigos. Sendo assim, embora nos resultados gerais a apicificação apresente maior taxa de sucesso, a técnica de regeneração apresenta vantagens quanto ao aumento do comprimento da raiz e tamanho do forame.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/738
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMANDA UCHÔA ABREU MAGALHÃES e FRANCISCO BRUNO ARAUJO RODRIGUES_TCC.pdf201,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.