Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/736
Título: Restabelecimento da dimensão vertical de oclusão na reabilitação protética, estética e funcional: revisão de literatura
Autor(es): Silveira, Paula Ventura da
Feitosa, Alexia de Abreu
Lima, Thalyta Sabrina da Silva
Palavras-chave: Dimensão Vertical de Oclusão - DVO
Oclusão
Reabilitação oral
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: FEITOSA, Alexia de Abreu; LIMA, Thalyta Sabrina da Silva. Restabelecimento da dimensão vertical de oclusão na reabilitação protética, estética e funcional: revisão de literatura. 2020. 29f. Artigo (Graduação em Odontologia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A perda de elementos dentários e o excessivo desgaste dentário, ocasionado principalmente por parafunções, podem levar a uma diminuição da Dimensão Vertical de Oclusão (DVO). A perda desta medida facial reflete um desequilíbrio oclusal, deficiência funcional e estética para o paciente. Portanto, as alternativas para restabelecimento da DVO perdida têm sido discutidas e cada vez mais utilizadas. Diante disso, o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão de literatura, discutindo artigos acerca de tratamento protético, estético e funcional como alternativa para restabelecimento dessa medida. Foi feita uma pesquisa nas bases de dados Pubmed e EBSCO HOST, nos quais utilizaram-se as seguintes palavras-chave: “oral rehabilitation” e “occlusal vertical dimension”. Após inseridos os critérios de inclusão e exclusão, foram escolhidos 8 artigos que mais se aproximavam com o tema “Restabelecimento da Dimensão Vertical de Oclusão na reabilitação protética, estética e funcional” para serem discutidos e abordados nessa revisão de literatura. Nesses artigos foram relatadas as causas e consequências da perda de DVO dos pacientes, muitas vezes causadas por bruxismo, gerando desconforto mastigatório e estético. Também foram relatados os procedimentos para restabelecimento da DVO, como Próteses Parciais Removíveis e Fixas, Restaurações de Porcelana ou Metalo-cerâmicas e JIG estético, devolvendo a função e estética dos pacientes. É de extrema importância restabelecer a DVO perdida para uma reabilitação oral, considerando-se que além de recuperar uma medida facial, este restabelecimento acarreta um equilíbrio do Sistema Estomatognático, possibilitando ao paciente funcionalidade em sua mastigação e estética favorável.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/736
Aparece nas coleções:Odontologia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXIA DE ABREU FEITOSA e THALYTA SABRINA DA SILVA LIMA_TCC.pdf683,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.