Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/734
Título: Utilização dos esteroides anabólicos e os danos provocados na saúde de praticantes de fisiculturismo: uma revisão integrativa
Autor(es): Oliveira, Leonardo Furtado de
Ferreira, Sarah da Silva
Lelis, Sergio Bezerra de
Palavras-chave: Diuréticos
Anabolizantes
Nefropatia
Reações adversas
Insuficiência renal
Testosterona
Fisiculturismo
Data do documento: 14-Dez-2020
Citação: FERREIRA, Sarah da Silva; LELIS, Sergio Bezerra de. Utilização dos esteroides anabólicos e os danos provocados na saúde de praticantes de fisiculturismo: uma revisão integrativa. 2020. 32f. Monografia (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O uso de Esteroides anabolizantes tem sido relacionado com possíveis problemas de saúde, que afetam órgãos e o estado físico do indivíduo que os utiliza, tais como atletas profissionais de fisiculturismo, que buscam, acima de tudo, aumento da massa muscular, melhora do desempenho, aumento da força e melhora da forma estética. Esses atletas buscam a melhor performance mesmo que isso, por vezes, lhes traga riscos, consequências ou efeitos colaterais futuros (nos quais diuréticos e anabolizantes podem ter grande participação). Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos dessas substâncias no organismo de indivíduos profissionais, que associam sua utilização com treinamento voltado ao fisiculturismo. Usados os seguintes descritores: DeCS (Descritores em Ciências da Saúde criada pela BIREME) e MESH (Medical Subject Headings): “Diuretics”, “Diuréticos”, “Renal Failure AND Testosterone ingestion”, “Bodybuilder”, “Fisiculturismo”. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto a setembro de 2020, com as platarformas bases de dados Google scholar, PubMed, Scielo, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online – MEDLINE, National Center for Biotechnology Information – NCBI, Science direct, Lilacs e Journal of international society of sports nutrition – JISSN. Os criterios de inclusão empregados foram os seguintes critérios: o estudo realizado foi um ensaio clínico feito com humanos, praticantes profissionais de fisiculturismo, sendo estudos de delineamento metodológico duplo cego, randomizados, e publicados em qualquer ano, na língua inglesa, portuguesa ou espanhola e foram excluídos estudos com indivíduos não adultos, como, crianças e idosos; gestantes; praticantes recreacionais de fisiculturismo; ou pessoas com problemas físicos mentais, as duplicatas de artigos encontrados, obtendo-se o quantitativo final para levantamento de dados. No entanto, a maioria dos estudos expressou-se resultados demostrando que algumas doenças são provocadas de forma direta ou indiretamente pelo uso abusivo e dosagens excessiva dessas drogas. Onde as doenças mais citadas foram as: hepáticas, renais e cardíacas. Contudo, estes estudos evidenciaram que a sua utilização por esses usuarios tinham como principal objetivo o ganho de massa muscular e força física sem ao menos colocarem na balança e analisar se realmente vale a pena o uso por atletas ou praticantes amadores, sendo proibido seu uso pela federação de esportes de alguns países.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/734
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARAH DA SILVA FERREIRA e SÉRGIO BEZERRA LÉLIS GOMES_TCC.pdf582,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.