Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/724
Título: A importância da suplementação de vitamina d em crianças e jovens HIV positivo: uma revisão integrativa
Autor(es): Celedonio, Roberta Freitas
Costa Filho, Jose Alberto Silva
Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV
Vitamina D
Suplementos nutricionais
Criança
Adolescente
Data do documento: 15-Dez-2020
Citação: COSTA FILHO, José Alberto Silva. A importância da suplementação de vitamina d em crianças e jovens HIV positivo: uma revisão integrativa. 2020. 20f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Indivíduos com o Vírus da Imunodeficiência Humana– (HIV+) tendem a possuir hipovitaminose D, por fatores como ingestão alimentar insuficiente, baixa exposição solar e inflamação causada pela própria doença. A vitamina D, além de estar envolvida na regulação do metabolismo de minerais, atua na modulação da imunidade, e sua suplementação pode ser benéfica durante o tratamento. O objetivo da pesquisa foi revisar se a suplementação da vitamina D apresenta resposta ao valor sérico de 25(OH)D e marcadores inflamatórios e imunológicos em crianças e jovens HIV+. Este estudo se trata de uma revisão de literatura integrativa, realizada através de pesquisas em bases virtuais como PUBMED, BVS e EMBASE, entre agosto e setembro de 2020. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos compreendidos entre os anos de 2010 a 2020, disponibilizados online e na íntegra. Através de busca entre as bases, encontraram-se 480 estudos, mas somente 09 integraram a revisão final. Verificou-se que a suplementação com vitamina D (colecalciferol) foi efetiva na melhora dos marcadores séricos de 25(OH)D, aumentos basais de 1,25(OH)D, além da diminuição nos níveis do PTH entre crianças e jovens com HIV+. Doses diárias entre 4.000 e 7.000 UI mostraram resultados na redução da carga viral e aumento no percentual de células TCD4+.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/724
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ ALBERTO SILVA COSTA FILHO_TCC.pdf297,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.