Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/722
Título: Análise de rótulos de molhos para saladas quanto à quantidade de sódio, aditivos alimentares e informações obrigatórias de acordo com a legislação vigente
Autor(es): Pessoa, Priscila Pereira
Barroso, Iara do Nascimento
Palavras-chave: Molho
Sódio
Aditivos
Rotulagem de alimentos
Legislação de alimentos
Data do documento: 7-Dez-2020
Citação: BARROSO, Iara do Nascimento. Análise de rótulos de molhos para saladas quanto à quantidade de sódio, aditivos alimentares e informações obrigatórias de acordo com a legislação vigente. 2020. 38f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os molhos prontos são alimentos industrializados muito utilizados pelos consumidores para acompanhamento de refeições, como saladas, e são considerados ótimos para estimular o consumo de legumes e vegetais. No entanto, alimentos industrializados podem ser adicionados de sal e aditivos no processo de fabricação, podendo ter níveis elevados desses componentes, e seu uso crônico, predispõe os indivíduos ao aparecimento de doenças silenciosas. Os objetivos deste estudo são analisar os rótulos de molhos prontos para saladas quanto a quantidade de sódio e aditivos alimentares apresentados em suas informações nutricionais e verificar se as informações obrigatórias dos rótulos estão de acordo com as legislações brasileiras. O estudo é do tipo descritivo de abordagem quantitativa. A aquisição das amostras foi realizada em caráter de consumo próprio em supermercados de Fortaleza – CE e as amostras foram analisadas segundo Resoluções de Diretoria Colegiadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Foram coletadas 35 amostras de “molho pronto para saladas”. Das 35 amostras selecionadas para o estudo, 100% estavam em conformidade com a RDC n° 259/02, RDC n° 360/03 e a Lei 10.674/03. No entanto, 88,8% estavam de acordo com a RDC n° 54/12 e 97% estavam em conformidade com a RDC n° 26/15. A média da quantidade de sódio foi de 141,14 mg e a média da quantidade de aditivos de 8,29. Perante o exposto, apesar da maioria das amostras estarem em conformidade com as legislações, é necessário fazer uma educação nutricional voltada para quantidade de sódios e aditivos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/722
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IARA DO NASCIMENTO BARROSO_TCC.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.