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dc.contributor.authorPereira, Cesar Augusto Azevedo-
dc.date.accessioned2019-12-06T15:08:23Z-
dc.date.available2019-12-06T15:08:23Z-
dc.date.issued2019-06-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifametro.edu.br/jspui/handle/123456789/71-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a (in)constitucionalidade da ideologia de gênero proposta pela Base Nacional Comum Curricular, aprovada em dezembro de 2018. A proposta é mostrar que, apesar da supressão dos termos ‘gênero’ e ‘orientação sexual’, discussões sobre direitos humanos e discriminações continuam contempladas no documento e são trabalhadas nas redes de ensino infantil, fundamental e médio, influenciando o desenvolvimento do indivíduo vulnerável. O delineamento metodológico da pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que buscou fundamentos em doutrinadores, em documentos legais e em outros autores que contribuíram eficazmente com suas publicações sobre a temática proposta, algumas com acesso às plataformas digitais. Desta forma, a pesquisa possibilitou trazer uma abordagem acerca da (in)constitucionalidade da Base Nacional Comum Curricular que obriga as escolas a pregar uma ideologia de gênero, e como tal ação irá confrontar as convicções filosóficas e religiosas dos pais. Por fim discutir a ideologia de gênero quanto à sua legitimidade, quais as respostas e direcionamentos que a sociedade proveu ou deverá prover para as questões levantadas pelo movimento pró-ideologia de gênero. Acredita-se que o estudo possa contribuir para o aprofundamento do conceito e da problemática levantada sobre a ideologia de gênero, bem como a indefinição do conceito e sua aplicabilidade pela Base Nacional Comum Curricular, frente aos Princípios fundamentais garantidos pela Constituição Federal brasileira.pt_BR
dc.subjectInconstitucionalidadept_BR
dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
dc.subjectIdentidade e sexualidade na educaçãopt_BR
dc.titleA IDEOLOGIA DE GÊNERO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS: UM DEBATE RELEVANTE ACERCA DA SUA (IN) CONSTITUCIONALIDADE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRApt_BR
dc.typeArticlept_BR
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