Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/718
Título: Comportamento alimentar e percepção da imagem corporal em estudantes do ensino superior do curso de nutrição
Autor(es): Pereira, Camila Pinheiro
Barbosa, Fernanda Gomes
Arrais, Leticia Ruanda Silva
Palavras-chave: Comportamento alimentar
Imagem corporal
Estudantes
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: BARBOSA, Fernanda Gomes; ARRAIS, Letícia Ruanda Silva. Comportamento alimentar e percepção da imagem corporal em estudantes do ensino superior do curso de nutrição. 2020. 34f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os transtornos relacionados à percepção da imagem corporal têm sido cada vez mais relacionados com o comportamento alimentar dos indivíduos, tendo em vista questões multifatoriais, que desencadeiam escolhas alimentares inadequadas, visando apenas a perda de peso, para se encaixar em padrões estabelecidos pela sociedade e fortalecidos pela mídia. Padrões estes que afirmam ser como o ideal, obter o corpo magro, ignorando todas as individualidades de cada ser, como fatores biológicos, psicológicos, econômicos e sociais. Diante deste exposto, o estudo objetiva avaliar o comportamento alimentar e a percepção da imagem corporal em estudantes do ensino superior do curso de nutrição em um Centro Universitário de Fortaleza/Ce. Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e de abordagem quantitativa, com coleta de dados através de 3 questionários: Eating Attitudes Test-26 (EAT-26), Figure Rating Scale (FRS) e Body Shape Questionnaire (BSQ). Dos 67 alunos entrevistados, 17,91% apresentaram algum nível de insatisfação, de acordo com o BSQ. De acordo com o EAT-26, participantes do sexo masculino (12,50%) e do sexo feminino (10,17%), entre os estudantes, apresentavam risco para transtornos alimentares, enquanto 87,50% do sexo masculino e 89,80% do sexo feminino não apresentaram comportamentos de risco. Em relação à satisfação com a imagem corporal, observou-se um percentual relevante de participantes insatisfeitos. Os resultados evidenciam que acadêmicos do curso de nutrição onde muitas vezes a beleza torna-se um portfólio exigido pela sociedade, podem desencadear transtornos alimentares e percepção deturpada de sua imagem corporal.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/718
Aparece nas coleções:Nutrição Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA GOMES BARBOSA e LETÍCIA RUANDA DA SILVA ARRAIS_TCC.pdf898,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.