Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Isabela Limaverde | - |
dc.contributor.author | Lourenço, Eric Wenda Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Seleguin, Grasyelle Pereira de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T20:01:39Z | - |
dc.date.available | 2021-04-28T20:01:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | LOURENÇO, Eric Wenda Ribeiro; SELEGUIN, Grasyelle Pereira de Vasconcelos. Adequação nutricional segundo IQ COSAN e PNAE de Cardápios oferecidos em escolas públicas de Fortaleza-CE. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Nutrição) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/717 | - |
dc.description.abstract | A alimentação saudável é de grande importância no desenvolvimento biopsicossocial, no crescimento e aprendizagem do indivíduo, sendo no decorrer da infância a formação dos hábitos nutricionais que vão perdurar para a vida adulta. A escola deve fornecer uma alimentação adequada na merenda escolar e promover ações educativas para promoção de uma alimentação adequada, para assegurar esse direito o governo criou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o intuito de fornecer subsídios que garantam uma alimentação saudável e adequada, e ações de educação alimentar e nutricional para todos os alunos da educação básica da rede pública do país. Para verificação da qualidade dos cardápios ofertados foi criado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar (IQ COSAN), uma ferramenta com o objetivo de verificar a qualidade de cardápios no âmbito do PNAE. O estudo tem como objetivo analisar a adequação nutricional dos cardápios escolares oferecidos em escolas municipais de Fortaleza- CE segundo a ferramenta do IQ COSAN e as recomendações do FNDE. Os cardápios analisados considerados foram do período dos meses de janeiro a março dos pré-escolares das escolas municipais de Fortaleza- CE, onde são ofertadas duas refeições diárias, e foram avaliados a adequação nutricional do teor de valor energético, macronutrientes (carboidrato, proteína e lipídio) e micronutrientes (vitaminas A, vitamina C, cálcio, ferro e sódio), tendo como adequado somente carboidratos, proteínas e vitamina C, segundo recomendações do PNAE, e a presença dos grupos alimentares, alimentos regionais, sociobiodiversidade, diversidade do cardápio, ausência de alimentos restritos, doces e alimentos proibidos segundo IQCOSAN, atingindo a pontuação de precisa de melhoras, com ausência de alimentos regionais e baixa oferta de frutas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Merenda escolar | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de cardápio | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Alimentação saudável | pt_BR |
dc.title | Adequação nutricional segundo IQ COSAN e PNAE de Cardápios oferecidos em escolas públicas de Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | Thesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Nutrição Centro - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO E GRASYELLE PEREIRA DE VASCONCELOS SELEGUIN_TCC.pdf | 402,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.