Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/710
Título: Investigação sobre a indicação da intervenção com o dry needling nas dores musculoesqueléticas: revisão integrativa
Autor(es): Cavalcanti, Josenilda Malveira
Albuquerque, Vitoria Freire de
Barros, Yanka Lopes
Palavras-chave: Lesões musculoesqueléticas
Dores musculoesqueléticas
Dry needling
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: ALBUQUERQUE, Vitória Freire de; BARROS, Yanka Lopes. Investigação sobre a indicação da intervenção com o dry needling nas dores musculoesqueléticas: revisão integrativa. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca por meio de estudo de revisão bibliográfica, entender sobre as frequentes dores e lesões musculoesqueléticas na população mundial e averiguar as diferentes relações causais, provenientes de diversos fatores como profissão, a prática de atividade física, ou até mesmo oriundas da existência de alguma síndrome. O objetivo principal deste estudo é investigar a indicação da intervenção com o Dry needling nas dores musculoesquelética. Nesta revisão integrativa, foram avaliados 10 (Dez) artigos, obedecendo aos critérios de inclusão e exclusão elegidos pelos autores. Destes, 5 (Cinco) foram retirados da base de dados Scielo, 3 (Três) do PubMed e 2 (Dois) do Lilacs. A pesquisa justifica-se pela importância de se investigar a indicação da intervenção de método dry needling nas dores musculoesqueléticas e por ainda existir ausência de informações sobre epidemiologia dessas lesões com a eficácia de inserção da agulha sobre as dores miofasciais apresentada em estudos, foi que nos motivou à realização desse trabalho. Os resultados mostram que dos dez artigos estudados, 20% enfatizam a prevalência das dores musculoesqueléticas em trabalhadores de áreas distintas, 30% avaliaram a efetividade do agulhamento à seco em musculaturas específicas, e em 50% investigam a eficácia do agulhamento à seco associado à outras técnicas para redução das dores.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/710
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITÓRIA FREIRE DE ALBUQUERQUE e YANKA LOPES BARROS_TCC.pdf204,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.