Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/707
Título: Qualidade de vida em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise
Autor(es): Lobo, Denise Moreira Lima
Moura, Manuel Tiago de Sales Eugenio de
Mota, Sara Raquel de Queiroz
Palavras-chave: Insuficiência Renal Crônica - IRC
Qualidade de vida
Hemodiálise
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: MOURA, Manuel Tiago de Sales Eugenio de; MOTA, Sara Raquel de Queiroz. Qualidade de vida em pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise. 2020. 35f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada pelo mal funcionamento de filtração dos rins fazendo com que esse órgão tenha a sua homeostase prejudicada. Esta é uma comorbidade frequentemente comum, cuja prevalência provavelmente aumentará globalmente juntamente com o envelhecimento da população e a crescente piora de fatores de risco, como a obesidade. Tratou-se de uma pesquisa do tipo descritiva, observacional de modo transversal com abordagem qualiquantitativa. Foram selecionados 50 indivíduos com insuficiência renal crônica, acima de 18 anos, de ambos os sexos. A pesquisa foi realizada em um instituto de nefrologia, localizado em Fortaleza-CE. Os resultados obtidos pelo questionário sociodemográfico e antropométrico mostraram que os indivíduos têm a idade média de 50 ± 13 anos, desses 30 % são do sexo feminino e 70 % do sexo masculino. Já os dados obtidos no questionário SF-36, foi realizada um escore das dimensões do questionário SF-36, que o ponto intermediário é agregado ao valor 50, uma comparação entre o sexo feminino e masculino, correlação do tempo de hemodiálise com as dimensões do SF-36 em indivíduos com doença renal crônica hemodialítica. Levando em conta do que foi observado conclui-se que a qualidade de vida de pacientes com insuficiência renal crônica submetidos a hemodiálise é reduzida de maneira significativa.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/707
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA RAQUEL DE QUEIROZ MOTA e MANUEL TIAGO DE SALES EUGENIO DE MOURA_TCC.pdf668,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.