Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/705
Título: Distúrbios oculomotores e disfunção temporomandibular
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha
Lobo, Denise Moreira Lima
Costa, Klivia Marcelino Pordeus
Castro, Matheus Aguiar de
Palavras-chave: Disfunção temporomandibular
Distúrbios oculomotores
Convergência ocular
Fisioterapia ocular
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: COSTA, Klivia Marcelino Pordeus; CASTRO, Matheus Aguiar de. Distúrbios oculomotores e disfunção temporomandibular. 2020. 38f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: As disfunções na articulação temporomandibular são caracterizadas por sintomas como dor, estalido articular e redução na mobilidade mandibular, que pode estar presente na região dos olhos, cabeça, pescoço e ombros, estando relacionado a musculatura da face e pescoço e acometendo também a região ocular, através de alterações nos movimentos como convergência em maior frequência. Este estudo tem como objetivo identificar a presença de distúrbios oculomotores em pacientes com disfunção temporomandibular. A presente pesquisa de caráter descritivo-exploratória foi desenvolvida em um centro especializado no atendimento de DTM e em um centro universitário, onde foi investigado a presença de distúrbios oculomotores como déficit de convergência e movimentos oculares assimétricos, e alterações posturais. Constatou-se a presença de distúrbios em 90% das pessoas com DTM, onde 83% era para a convergência ocular, e a 100% dos acometidos com alterações posturais. Desta forma pode-se concluir que os pacientes com DTM e distúrbios oculomotores tendem a apresentar distúrbios posturais, onde os déficits para a convergência ocular estão em maior significância.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/705
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLIVIA MARCELINO PORDEUS COSTA e MATHEUS AGUIAR DE CASTRO_TCC.pdf606,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.