Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/703
Título: Eficácia do atendimento fisioterapêutico no tratamento da cefaleia: uma revisão integrativa
Autor(es): Lopes, Rinna Rocha
Nobrega, Josiele Gonçalves da
Strauch, Maria Dandara Parente
Palavras-chave: Fisioterapia
Cefaleia
Tratamento
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: NOBREGA, Josiele Gonçalves da; STRAUCH, Maria Dandara Parente. Eficácia do atendimento fisioterapêutico no tratamento da cefaleia: uma revisão integrativa. 2020. 18f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: A cefaleia é uma das patologias dolorosas mais predominantes na população mundial e, consequentemente, trazendo o aumento da procura por formas alternativas de tratamento para o alívio da dor e redução das crises. O objetivo deste trabalho é analisar a eficácia do tratamento fisioterapêutico e suas diferentes técnicas no tratamento da cefaleia. Foi realizada uma busca nas bases de dados PEDro, PubMed e Google Acadêmico, utilizando os descritores fisioterapia, cefaleia e tratamento. Dos 45 artigos inicialmente encontrados, 8 compuseram a amostra. São estudos que abordam diversos protocolos fisioterapêuticos em pacientes diagnosticados com cefaleia e suas vertentes. Nos resultados extraídos, foi observado que as técnicas como tração cervical, mobilização articular, pompage, massagens, fortalecimento, alongamento da musculatura cervical, RPG e técnicas de Mulligan e Jhones, foram eficazes no tratamento de pacientes com cefaleia, favorecendo alívio do quadro álgico e sensação de bem-estar. O atendimento fisioterapêutico como alternativa de tratamento, além do farmacológico, mostrou-se efetivo em reduzir a sintomatologia dolorosa causada pela cefaleia, além de melhorar a ADM do segmento cervical e devolver satisfação e retorno às atividades diárias do paciente.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/703
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIELE GONÇALVES DA NÓBREGA e MARIA DANDARA PARENTE STRAUCH_TCC.pdf258,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.