Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/700
Título: A percepção familiar sobre a influência da intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento neuropsicomotor da criança com síndrome de down: revisão de literatura
Autor(es): Bessa, Francilena Ribeiro
Vieira, Naiana Gonçalves de Bittencourt
Cid, Jessica de Abreu
Jesus, Julliany Rodrigues de
Palavras-chave: Síndrome de Down
Desenvolvimento neuropsicomotor
Fisioterapia
Data do documento: 10-Dez-2020
Citação: CID, Jessica de Abreu; JESUS, Julliany Rodrigues de. A percepção familiar sobre a influência da intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento neuropsicomotor da criança com síndrome de down: revisão de literatura. 2020. 19f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Introdução: A Síndrome de Down se caracteriza pela presença de um cromossomo a mais no material genético, que também é conhecida por trissomia do cromossomo 21, pois este evento ocorre justamente no cromossomo 21. O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor está entre as variadas características da síndrome. Quando os pais recebem o diagnóstico da síndrome de Down há um impacto causado e, a partir daquele momento dá-se início a um processo de aceitação do bebê real, é preciso entender essa nova realidade a ser enfrentada, com isso, desperta-se alguns sentimentos, como medo e preocupação com o futuro de seu filho. Por consequência, o interesse e a informação aumenta as responsabilidades de compreender a influência de uma equipe multidisciplinar na vida do seu filho. Objetivo: Relatar a percepção familiar sobre a influência da intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento neuropsicomotor da criança com síndrome de Down. Métodos: Trata-se de um estudo exploratório por meio de uma revisão de literatura baseada em pesquisas que abordaram a percepção familiar sobre a influência da fisioterapia no desenvolvimento neuropsicomotor da criança com síndrome de Down, durante o período de agosto a outubro de 2020. Resultados: De acordo com a pesquisa realizada foram selecionados 5 trabalhos que atendiam os critérios de inclusão. Os pais após receberem o diagnóstico de síndrome de Down do seu filho apresentaram um significativo impacto na idealização do bebê, porém quanto mais precoce o diagnóstico mais tempo para aceitação, com isto maior a busca de informação e compreensão do trabalho multidisciplinar. Quando os pais foram questionados sobre o trabalho do fisioterapeuta e da intervenção fisioterapêutica relataram a importância no processo de desenvolvimento neuropsicomotor de seu filho. Conclusão: Os pais compreendem a influência da intervenção fisioterapêutica no desenvolvimento neuropsicomotor e se sentem satisfeitos com a evolução de seus filhos.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/700
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA DE ABREU CID e JULLIANY RODRIGUES DE JESUS_TCC.pdf172,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.