Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/695
Título: Distúrbios osteomusculares decorrentes ao uso do colete balístico em profissionais da segurança pública
Autor(es): Paredes, Paulo Fernando Machado
Costa, Daiarah Gomes da
Brigido, Vlaldiana Moura
Palavras-chave: Fisioterapia
Distúrbio osteomuscular
Ergonomia
Colete balístico
Polícia militar
Data do documento: 11-Dez-2020
Citação: COSTA, Daiarah Gomes da; BRIGIDO, Vlaldiana Moura. Distúrbios osteomusculares decorrentes ao uso do colete balístico em profissionais da segurança pública. 2020. 21f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) – Centro Universitário Fametro, Fortaleza, 2020.
Resumo: Os distúrbios osteomusculares em profissionais da área da segurança pública tornam-se cada vez mais presentes decorrente de uma rotina ligada a esforços físicos intensos, sendo exposto à condições fatigantes em seu turno de trabalho. Esses distúrbios podem vir a comprometer a qualidade de vida, saúde, bem-estar físico e diversas atividades laborativas que exigem boa aptidão física e mental para suportar cargas impostas no ambiente de trabalho. Diante o exposto, o estudo objetiva avaliar a prevalência de sintomas de distúrbios osteomusculares decorrente do uso colete balístico em profissionais da segurança pública. O estudo trata-se de uma revisão narrativa, realizada no diretório de revistas Pubmed e SciELO, na base de dados LILACS, Medline e Plataforma Pedro, no período de 2010 a 2020. Entre os principais resultados encontrados nos estudos, a presença de distúrbios osteomusculares se mostra presentes nos artigos de forma contínua, sendo a coluna lombar a região mais citada entre os militares onde relatam maior quadro álgico, além da região cervical e joelhos. Entre as manifestações clínicas predominantes, a dor, fadiga, desvios posturais e parestesia foram os mais prevalentes.
URI: http://repositorio.fametro.com.br/jspui/handle/123456789/695
Aparece nas coleções:Fisioterapia Centro - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAIARAH GOMES DA COSTA e VLALDIANA MOURA BRIGIDO_TCC.pdf252,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.